quinta-feira, 13 de agosto de 2020

ADAPTANDO O TREINO INTERVALADO A SUA REALIDADE

 A importância do exercício físico para saúde é incontestável. Mas ainda assim há barreiras apresentadas por praticantes e profissionais. Praticantes imaginam que é preciso locais específicos ou que toma muito tempo. Profissionais costumam argumentar que é difícil convencer as pessoas. Mas a solução para todas as barreiras está em um aspecto: o conhecimento!

.
Por exemplo, sou um entusiasta do treino intervalado de alta intensidade (HIIT), justamente pela sua grande flexibilidade. Nas aulas sobre HIIT no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/ ou pelo aplicativo), mostro os diversos benefícios e possibilidades, como treinos de poucos minutos, feitos em qualquer lugar e adaptados para pessoas com problemas cardiometabólicos, articulares, idosos, etc. Essa adaptabilidade também parece passar pela frequência semanal, uma linha que vem sendo apresentada de maneira consistente por diversos pesquisadores.
.
A abordagem vem sendo chamada HIIT de esforço reduzido, com poucas séries de sprints curtos, conforme mostrado recentemente por Thomas et al. (2020). O estudo durou 6 semanas, com tiros de 20s na bicicleta e 5min de intervalo entre eles. Isso mesmo, apenas dois tiros curtos! Esses protocolos foram realizados 2, 3 ou 4 vezes por semana. Ao final, os resultados mostraram ganhos médios de 8,3% no consumo máximo de oxigênio, sem diferenças entre os grupos. A aceitação foi alta e os participantes disseram que foi agradável, não tomava tempo, que o cansaço físico ou deslocamento não interferiam com suas vidas e que eles continuariam fazendo e ainda recomendariam para outros! Pode melhorar?
.
Sim, pois isso pode ser adaptado com subidas de escadas, calistenia, tiros na rua, etc. Profissionais, perceberam que ferramenta prática para oferecer aos seus alunos? Alunos, procurem profissionais com conhecimento, pois esses terão plenas condições de ajudar a vencer basicamente qualquer barreira para prática de exercício físicos! Vejam as aulas sobre o tema no Nerdflix e leiam o artigo, que será enviado no meu grupo do Telegram, Para entrar vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
.
Thomas G, Songsorn P, Gorman A, et al. Reducing training frequency from 3 or 4 sessions/week to 2 sessions/week does not attenuate improvements in maximal aerobic capacity with reduced-exertion high-intensity interval training (REHIT). Appl Physiol Nutr Metab. 2020;45(6):683-685. doi:10.1139/apnm-2019-0750

Nenhum comentário:

Postar um comentário