quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

FALTA DE SONO PODE PREJUDICAR SEU METABOLISMO

A falta de sono desregula muitas funções do nosso corpo, resultando em alterações desfavoráveis na composição corporal, com ganho de gordura e perda de massa mu...scular. No entanto, os efeitos negativos vão além e podem levar a prejuízos no metabolismo de carboidratos com consequente resistência à insulina. Ou seja, quando você dorme pouco, a insulina não consegue jogar a glicose para dentro da célula, com isso, sua glicemia fica alta. Seu pâncreas acredita que não liberou quantidade suficiente do hormônio e começa a liberar mais. Resultado: você termina com níveis elevados de glicose e insulina. Aí a coisa fica feia, pois a glicose elevada promove alterações negativas em vários tecidos, resultando em maior risco de doenças cardiovasculares, por exemplo. A insulina elevada também tem repercussões ruins, como é caso do aumento do acúmulo de gordura. Aí você entra em um círculo vicioso!
.
A solução é simples: dormir! Mas infelizmente nem sempre isso é possível... E aí, haveria como minimizar o problema? Recentemente de Souza et al. (2017), realizaram um estudo interessante (com participação do Murilo Dáttilo) para saber se o HIIT poderia ajudar a combater os males da privação de sono. O estudo envolver 4 situações: noite normal de sono (7-8 horas), 24h de privação de sono, 2 semanas de HIIIT (8-12 tiros de 60s a 100% da intensidade na qual alcançava o VO2máx) seguido de noite normal de sono ou HIIT seguido de 24h sem dormir. Os resultados confirmaram que a noite em claro elevava os níveis sanguíneos de glicose e insulina, além de aumentar as gorduras no sangue. No entanto, a realização do HIIT preveniu que tais alterações ocorressem! Ou seja, o exercício poderia ser uma vacina para as alterações metabólicas da falta de sono.
.
Isso não quer dizer que treinando você estará livre de todos os males da privação de sono! No entanto, o estudo mostra que se você pratica atividade física regularmente, é provável que o estrago será menor. Legal, hein? Eu mesmo fiquei feliz em saber isso, especialmente porque o meu sono costuma ser uma bela porcaria, tanto em qualidade quanto em quantidade.
.
(Paulo Gentil)

de Souza JFT, Dáttilo M, de Mello MT, Tufik S and Antunes HKM (2017) High-Intensity Interval Training Attenuates Insulin Resistance Induced by Sleep Deprivation in Healthy Males. Front. Physiol. 8:992. doi: 10.3389/fphys.2017.00992

Nenhum comentário:

Postar um comentário