sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

MULHERES SÃO MAIS RESISTENTES QUE HOMENS

Que homens e mulheres não são iguais é algo conhecido pela maioria de nós (ao menos quando estamos sóbrios). No entanto, o treinamento de homens e mulheres muit...as vezes é feito de maneira similar ou, quando diferente, é feito com base em coisas esdrúxulas, tipo duzentos mil coices para todos os lados para as minas e exercícios para miolo do peito e bico do bíceps para os manos. Mas as diferenças fisiológicas não justificam isso.
Nosso grupo estudou bastante as mulheres para buscar responder questões práticas, como a resistência à fadiga. Em geral, mulheres fazem treinos com muitas repetições com maior facilidade que homens. Duvida? Coloca um caboclo numa aula de local e verá o sofrimento do rapaz enquanto as meninas nem se despenteiam. Enfim, mas até que ponto isso é uma questão cultural (mulheres habitualmente aderem a essas atividades) ou fisiológica (questões inerentes ao sexo). Para sanar a dúvida, colocamos 68 homens e mulheres, treinados e não treinados, para fazerem testes de força máxima e de fadiga nos flexores de cotovelo. De acordo com os resultados as maiores taxas de fadiga eram encontradas nos homens não treinados e as menores nas mulheres não treinadas. Quando pessoas do mesmo estado de treino eram comparadas, as mulheres levavam vantagem na resistência e os homens na força! Olha que bacana!
Isso sugere que as mulheres realmente rendem mais em treinos metabólicos e podem ou fazer mais repetições com um mesmo percentual de carga ou pegar mais carga para uma mesma quantidade de repetições. Se nós consideramos dados prévios que mulheres parecem se recuperar mais lentamente de microlesões e que elas possuem mais fragilidade nos ligamentos, então a recomendação que daria para elas e seus treinadores é que, dentro do seu planejamento, se passasse mais tempo com treinos metabólicos do que tensionais. Não significa, no entanto, que elas estão proibidas de treinar tensional, mas sim que a proporção desse treino será menor.
Viu como é legal trabalhar baseado em evidências? Aí você pode fazer coisas sérias em vez de pagar mico com “treinos femininos”. Aproveito e recomendo que deem uma olhada no meu curso online sobre treino para Mulheres, crianças e idosos. Confiram lá na minha página (www.PauloGentil.com).
O artigo completo poderá ser lido aqui:
http://pagepressjournals.org/index.php/bam/article/view/7070
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário