quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

EMAGRECER FAZENDO MUSCULAÇÃO

Você certamente conhece um monte de gente que se mata na academia e continua na mesma, né? Não ganha força, não ganha massa muscular, não emagrece... Pois é, po...de ser que tudo isso esteja relacionado, independente da alimentação. Quando falamos que musculação emagrece, muita gente se questiona, pois existem diversos estudos que não encontraram perda de gordura e também há diversas pessoas que fazem musculação e não emagrecem! E aí, qual o segredo do sucesso?
Bea et al. (2010) acompanharam mulheres no período pós menopausa por 6 anos. As mulheres foram dividias em 3 grupos. Um praticou musculação o tempo todo, um não fez nada e o terceiro ficou um ano parado, mas depois começou a levantar pesos. Os programas de treino eram supervisionados e envolviam estratégias motivacionais, para aumentar a adesão. O treino envolvia 8 exercícios (advinha, sem isolados!) feitos em 2 séries, 3 vezes por semana. De acordo com os resultados, apenas o grupo controle ganhou peso e gordura ao longo dos seis anos, sugerindo que malhar pode previne o embagulhamento. Agora vem o mais bacana, os autores dividiram as participantes em três grupos, de acordo com o aumento da força: quem ganhou menos, intermediário e quem ganhou mais. Interessantemente, apenas as que tiveram maiores aumentos de força controlaram o peso e a gordura corporal, na verdade a tendência delas foi é emagrecer, como mostrado na figura!
Então, se você está indo para academia e passa horas nos selfies, bate-papo e afins, realmente o resultado não vai ser lá essas coisas. Eu não estou dizendo que a parte social deva ser suprimida. Só estou falando que você precisa saber diferenciar exatamente o que é treinar e o que é enrolar. Você pode muito bem fazer um treino curto e intenso e, com o tempo que sobra, pode cumprir as funções sociais, diplomáticas e amorosas, beleza?
Então, a pergunta inicial “qual o segredo do sucesso?” poderia ser respondida com: “esforço”. Se você não está se esforçando o suficiente, certamente os resultados não serão bons. E perceba que quando falo esforço, não falo passar horas na academia, falo em fazer bem feito, chegando à falha, ou ao menos bem próximo a ela!
(Paulo Gentil)
Bea JW, Cussler EC, Going SB, Blew RM, Metcalfe LL, Lohman TG. Resistance training predicts 6-yr body composition change in postmenopausal women. Med Sci Sports Exerc. 2010 Jul;42(7):1286-95.

Nenhum comentário:

Postar um comentário