quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

AMPLITUDE

No treinamento de força temos muitas variáveis para manipular e aproveitar ao máximo a eficiência, a eficácia e a segurança na hora do treino. Uma variável que é bastante ignorada (se não for a mais) nas academias é a AMPLITUDE DE MOVIMENTO. E você com toda certeza já deve ter visto exercícios sendo feitos de maneira completamente inadequada, com alguém usando uma carga que não suporta, então o movimento fica comprometido, e o que se vê são movimentos “curtinhos” (repetições parciais), não é mesmo?

Treinar com amplitude total (AT) do movimento promove maior dano muscular quando comparado a amplitudes parciais (AP), e isso esta ligado a ótima resposta de aumento de força e, consequentemente, de hipertrofia (Chen et al., 2007). Esse dano causa uma resposta inflamatória que induz à dor muscular tardia, ao edema muscular, a elevação da concentração de creatina quinase (CK) no sangue. Também gera diminuição da amplitude de movimento e da força muscular, e alteração da curva força-comprimento do músculo, causando a obtenção da força máxima em maiores comprimentos do músculo. Essas alterações podem persistir por até 14 dias (Clarkson et al., 1988). E esses sintomas, ou parte deles, já podem ser observados logo após o termino do treino. O mais conhecido é a dor tardia.

O musculo só se fortalece nos ângulos em que são treinados (Mcnair e Stanley, 1996), logo treinar com AP traz riscos, e ai entra, então, a segurança pois, se esse mesmo músculo for exigido em AT terá grande chance do músculo lesionar ou até se romper, como já pude presenciar ao longo desses 14 anos em sala de musculação.

Treinar com AP te possibilita treinar com CARGAS maiores, mas a que custo? Lembre-se que o músculo não cresce pela carga levantada, mas sim pelo esforço que você exige deles.

Sabe o que fará toda diferença na evolução dos seus treinos, que vai além da carga? Um treinador que entenda a sua necessidade e saiba manipular as variáveis de treinamento em cada fase da sua periodização.

Gostou do texto? Aproveite para marque aquele amigo que só pensa em “ZERAR” as máquinas da academia.

Bons Treinos!

#TreinadorCristianoLeite

Nenhum comentário:

Postar um comentário