quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

VAMOS TREINAR INTENSO DE VERDADE

Já sabemos que chegar um esforço elevado, é essencial para se ter bons resultados na musculação. No entanto, a definição de "treino máximo" ainda é muito subjet...iva. Muita gente tenta prever sua fadiga, ao invés de prosseguir até o momento que não consegue mais concluir uma repetição. Em um artigo recente, junto com colegas alemães e ingleses, exploramos um pouco a temática ao comparar a quantidade de repetições que se faz habitualmente com a que se poderia fazer em 141 pessoas e encontramos algumas coisas interessantes:
- pessoas treinadas costumam estar mais perto do seu máximo real.
- quando se trabalha com mais repetições, a tendência é errar mais.
- leg press e abdominais são exercícios com maior índice de erro.
Isso pode explicar muitas coisas. Por exemplo, porque tem tanto marmanjo sabirila (perna de sabiá e tronco de gorila)! Verificamos que a galera chega com facilidade à fadiga no bíceps, mas erra por cerca de 30% no leg press! Como resultado, se acredita é mais difícil hipertrofiar os cambitos, quando na verdade não se coloca um esforço adequado! Esse menor esforço usual nos membros inferiores também pode explicar tanto invencionismo, que seria uma forma de treinar mais por não se treinar bem. Também pode explicar porque muita gente (inclusive alguns estudos) não alcança bons resultados nos treinos com muitas repetições, já que o desconforto as faz interromper precocemente o exercício.
As recomendações que dou a partir desses estudos são que observem bem o esforço do seu treino! Não é normal se sair de um exercício de membros inferiores com dignidade para ficar em pé, portanto, se você sai e ainda dá pulinhos, passadas ou dança raggaton, tem alguma coisa errada. Assim como não é normal precisar de leg de ladinho! Se você tem dificuldades em fadigar por causa da dor, comece a testar o uso de cargas maiores e menos repetições, pois pode ser uma solução para vencer a baixa tolerância. E lembre-se: o exercício só foi máximo se você realmente não consegue completar a próxima repetição, apesar de tentar com todas as suas forças!
O artigo está disponível gratuitamente no link:
https://www.researchgate.net/…/321395253_Ability_to_predict…
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário