sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

MAIORES AMPLITUDES REPRESENTAM MAIOR RISCO DE LESÃO ARTICULAR?

Existe uma preocupação muito grande de alguns profissionais da saúde com relação ao agachamento completo e sobrecargas articulares que este exercício pode causar. Alguns estudos têm mostrado comparações entre agachamentos realizados em diferentes amplitudes de movimento e o risco entre eles. Alguns deles mostram que quando se realiza agachamentos com amplitudes menores são usadas cargas maiores com a finalidade de gerar fadiga e isso aumenta consideravelmente as forças compressivas na coluna (Kuo et al., 2010; Capozzo et al., 1985) e nos joelhos (Sahli et al., 2008; Wallace et al., 2002). Em um estudo (Hartmann et al., 2012) observaram o uso de cargas 4 vezes maiores para realizar um quarto de agachamento (a 120o de flexão do joelho) comparado ao agachamento completo.
Além disso foi observado que os ângulos articulares que oferecem maiores compressões para a articulação do joelho estão entre 85 o a 90o de flexão e a explicação seria um maior contato do tendão do quadríceps com o sulco intercondilar em ângulos menores de 90o (a 60o) que levaria à diminuição dessas forças compressivas (Hehne, 1990; Huberti e Hayes, 1984) e ao se flexionar mais o joelho acontece um deslocamento da patela aumentando a área de contato das facetas com a superfície retropatelar (Huberti e Hayes, 1984; Ahmed et al., 1983).
Alguns estudiosos defendem que o contato entre os tecidos moles de isquiotibiais e gastrocnêmios é importante para minimizar as forças nos joelhos. Quanto maior a área de secção transversa desses músculos maior esse contato e ele se inicia de forma considerável com 60º de extensão (Collins, 1994) reduzindo as forças tibiofemural (Caruntu et al., 2003; Glitsch et al., 2009; Zelle et al., 2009) e patelofemural (Caruntu et al., 2003; Glitsch et al., 2009). Sendo assim, pessoas com maior nível de hipertrofia apresentam mais proteção aos joelhos em agachamentos completos.
Sugiro que a preocupação dos profissionais deve estar mais voltada ao uso de cargas adequadas para o nível de condicionamento do praticante e a execução correta do movimento para evitar lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário