quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

TREINAR SUPERIORES NO DIA SEGUINTE DE PERNA OU HIIT EH BOM?

Paulo Gentil
Acho que toda vez que posto sobre combinação de atividades essa pergunta surge 200 vezes! Então graças à nossa senhora da Maromba alguém fez um estudo que vai a...judar a responder!
No estudo de Abaïdia et al. (2017), 12 homens ativos e com vivencia em musculação fizeram 5 séries de 15 repetições excêntricas (só a descida, pois assim gera mais dano muscular) para os flexores de joelhos e tiveram a recuperação medida após 20, 24 e 48 horas após o treino. Cada perna foi exposta a uma situação: uma delas fez apenas o exercício e a outra fez uma sessão de treino de membros superiores no dia seguinte ao treino de perna. Os parâmetros medidos foram: creatina quinase (uma enzima usada como marcador de dano muscular), dor muscular tardia e desempenho (força concêntrica, excêntrica, isométrica e potência). A ideia era saber se uma sessão de treino para outros músculos poderia influenciar na recuperação e hipótese é que as elevações hormonais induzidas pela sessão poderiam acelerar a recuperação.
Os resultados revelaram que a sessão para outros músculos não interferiu na creatina quinase, na dor e nem no desempenho. Ou seja, se você treinou um músculo em um dia, treinar outros músculos no dia posterior não faz diferença nenhuma. Beleza aí, galera? Enão fazer perna (ou HIIT usando perna) hoje e braço amanhã é de boa! Agora, entenda uma coisa, ao treinar anterior em um dia e posterior no outro, fazer supino num dia e “tríceps” no outro, ou puxada em uma dia e “bíceps” você vai acabar fazendo o mesmo músculo duas vezes e configura-se, portanto, coisa de tabacudo, conforme já foi falado umas 500 vezes por aqui. Capice?
E voltei à carga dos cursos hein! Esse final de semana estarei em Jequié (www.facebook.com/iProfitEducacaoCorporativa / 73 99100-0833 / 98847-6200) e dia 28/01 estarei em São Paulo para falar de Treino em Alta Intensidade (www.institutocefisa.com.br), depois disso cruzo o Atlântico para falar na Conchas em Lisboa (www.clinicadasconchas.pt/)!
(Paulo Gentil)
Abaïdia AE, Delecroix B, Leduc C, Lamblin J, McCall A, Baquet G, Dupont G. Effects of a Strength Training Session After an Exercise Inducing Muscle Damage on Recovery Kinetics. J Strength Cond Res. 2017 Jan;31(1):115-125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário