sábado, 21 de janeiro de 2017

ELEVAÇÃO DO QUADRIL ATIVA MUITO O GLÚTEO?


Não sei porque estão me perguntando e novo sobre essa firula... Pra quem tiver dúvidas, lá vai "Já foi falado um zilhão de vezes que essa não é uma boa opção pa...ra hipertrofia de glúteos (vide textos anteriores). Aí vão falar de um estudo que mostra que esse exercício ativa mais o glúteo que o agachamento. Aham! O cara que vende um aparelho para fazer esse exercício, conseguiu achar a incrível ativação de mais de 200% das fibras do glúteo! Isso aí, ele ativa as suas fibras e as dazamiga. Outra façanha do estudo, é reportar ativação do quadríceps equivalente ao agachamento (leia-se ativação de 216% do vasto lateral! Carcada mágica?). Apesar de haver possibilidades de bom uso da EMG, usa-la assim é inadequado pois se a galera levar a sério que a ativação perto da extensão total é legal para hipertrofia, daqui pouco vai ter gente fazendo exercício segurando uma caneta no meio do popô! Ah, e o legal é que os mesmos caras que usam esse estudo com EMG para defender esse exercício, têm um artigo em condenam o mau uso da EMG e afirmam que ela não é indicador de hipertrofia.
Saindo da hipertrofia, sugerir que ele seja supimpa para atletas é um disparate desmentido por treinadores de verdade, como mostrado por Kim Gross, do grupo de Charles Poliquin ( http://main.poliquingroup.com/…/The_Case_Against_the_Hip_Th…). E, na boa, falar em performance soa meio ilógico, já que desconheço movimentos desportivos ou mesmo cotidianos similares a esse exercício. Além disso há os riscos. No texto de Gross, Michael Ripley (médico que acompanhou mais de 30 medalhistas olímpicos) fala que fazer esse exercício com carga é perigoso, e pode gerar problemas nas facetas e até mesmo induzir espondilolistese, já que suas vértebras foram feitas para receber sobrecargas compressivas e não perpendiculares!
Ok, há quem use com finalidades funcionais (eu mesmo uso por causa dos meus problemas lombares) mas a galera que bota o popozão pra jogo nas redes sociais (e seus coaches) não está nem um pouco focada nisso, né!? Quer variar? Faça agachamento. Cansou? Leg press! Enjoou? Levantamento terra! Deu tédio? Stiff! Quer novidade? Afundo! Mas, por favor, sem sacanagem!
(Paulo Gentil)
Vigotsky AD, Beardsley C, Contreras B, Steele J, Ogborn D, Phillips SM. Greater electromyographic responses do not imply greater motor unit recruitment and 'hypertrophic potential' cannot be inferred. J Strength Cond Res. 2015 Dec 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário