quinta-feira, 5 de maio de 2016

DICAS PARA PRESERVAR SEUS JOELHOS

Unir conhecimentos da Fisioterapia e Educação Física nos permite prescrever treinos de maneira ainda mais segura e eficiente. Por exemplo, habitualmente, as pes...soas com problemas patelofemorais são tratadas com exercícios de alongamento e fortalecimento de quadríceps. No, entanto, estudos coordenados pelo Prof. Dr. Thiago Fukuda (Instituto TRATA - Joelho e Quadril) verificaram que fortalecer os músculos do quadril faz com que mulheres com problemas de joelhos tenham melhores resultados clínicos e funcionais!! Com isso, aprendermos que alguns problemas de joelhos podem ter relação com os músculos quadril, especialmente com o chamado complexo póstero-lateral, e Fukuda foi mundialmente reconhecido pela sua contribuição.
Como isso pode ser aplicado ao profissional de Educação Física? Simples, devemos entender que músculos do quadril e joelhos devem ser desenvolvidos em conjunto! Por exemplo quem faz apenas cadeira extensora e flexora, pode ficar mais exposto a problemas de joelhos não trabalhar o complexo póstero-lateral. Além disso, a escolha do exercício pode ser importante. Por exemplo, em pessoas saudáveis, será que adiantaria levantar o Mundo na cadeira extensora e depois amarrar caneleiras para fazer exercícios inócuos? Será que isso promoveria o equilíbrio do complexo posterolateral em relação ao quadríceps?
Em pessoas saudáveis, o desenvolvimento conjunto dos músculos dos membros inferiores poderia ser suprida por exercícios de cadeia cinética fechada (agachamento, leg press...). Mas se seu/sua aluno(a) tiver desequilíbrio do complexo póstero-lateral, os joelhos poderão ir para dentro (valgo dinâmico), o que não é nada bom! Para corrigir o problema, temos algumas opções, como reduzir a carga e pedir para evitar conscientemente o erro ou usar um elástico obrigando os joelhos a se unirem, tais estratégias ajudaria a fortalecer o complexo póstero-lateral e os ensinaria a trabalhar.
Mas, lembre-se que usar conhecimentos da Fisioterapia não quer dizer invadir outra área! Em casos de dores ou desvios mais graves, a recomendação é encaminhar ao Fisioterapeuta, afinal, ele quem é o especialista.
(Paulo Gentil)
Fukuda TY, Melo WP, Zaffalon BM, Rossetto FM, Magalhães E, Bryk FF, Martin RL. Hip posterolateral musculature strengthening in sedentary women with patellofemoral pain syndrome: a randomized controlled clinical trial with 1-year follow-up. J Orthop Sports Phys Ther. 2012 Oct;42(10):823-30. doi: 10.2519/jospt.2012.4184. Epub 2012 Aug 2.
Fukuda TY, Rossetto FM, Magalhães E, Bryk FF, Lucareli PR, de Almeida Aparecida Carvalho N. Short-term effects of hip abductors and lateral rotators strengthening in females with patellofemoral pain syndrome: a randomized controlled clinical trial. J Orthop Sports Phys Ther. 2010 Nov;40(11):736-42. doi: 10.2519/jospt.2010.3246.

Nenhum comentário:

Postar um comentário