quinta-feira, 5 de maio de 2016

QUEM COMBINA MAIS COM A MUSCULAÇÃO

Paulo Gentil
Por mais que aeróbios de baixa intensidade e longa duração prejudiquem os ganhos de força e massa muscular, muita gente continuará fazendo suas corridinhas e pe...daladas. Simplesmente porque elas gostam!
Mas pensando em atenuar os danos, muita gente pergunta qual das duas, bicicleta ou esteira, teria o mais efeito negativo quando feita junto com o treino de musculação. Para ajudar a esclarecer esse ponto, trago um estudo publicado pelos amigos da UFRGS, dentre os quais estão, Eduardo Cadore e Ronei Pinto. O estudo comparou os ganhos de força na musculação sozinha ou combinada com uma das três variações: 1) corridas a 95% do limiar anaeróbio, 2) ciclismo com 95% do limiar anaeróbio ou 3) tiros na corrida. Apesar dos resultados não apresentarem diferenças significativas, os gráficos mostram uma tendência nítida dos maiores ganhos de força serem para musculação, e os menores para corrida contínua! Esses achados confirmar uma meta-análise publicada em 2012 por Wilson, segundo a qual a corrida traria os maiores prejuízos nos ganhos de força, potência e massa muscular!
Isso pode ser devido ao componente pliométrico, já que a absorção do impacto pode causar microlesões que atrapalham a supercompensação, seja porque retardam a recuperação, seja porque enviam um estímulo de baixa frequência e direcionam suas fibras para fenótipos mais lentos. A solução para isso seria fazer o aeróbio na bike e/ou faze-lo em intensidades mais altas, pois assim os estímulos teriam características mais próximas à da musculação.
Tal informação é importante para quem quer decidir entre correr ou pedalar baseado na interação menos ruim. No entanto, isso não vai fazer a menor diferença para quem é apaixonado por uma das atividades, pois, nesses casos, o prazer gerado pela atividade costuma contar mais que uns gramas de músculo.
Cadore falou de treino concorrente no Simpósio Internacional do ano passado. Quem perdeu poderá assistir online no site da Cefisa (www.institutocefisa.com.br) e esse ano ele estará nos Simpósios Internacionais de Belém (20/8 - HP Eventos/ www.portalhp.com.br), São Paulo (19/11 - Instituto Cefisa / www.institutocefisa.com.br), Curitiba (20/11 – www.LFCeventos.com.br) e Natal (26/11 - Eduardo Wernik) juntamente com o seu orientador no Doutorado, o espanhol Mikel Izquierdo.
(Paulo Gentil)
Silva RF, Cadore EL, Kothe G, Guedes M, Alberton CL, Pinto SS, Pinto RS, Trindade G, Kruel LF. Concurrent training with different aerobic exercises. Int J Sports Med. 2012 Aug;33(8):627-34.
Wilson JM, Marin PJ, Rhea MR, Wilson SM, Loenneke JP, Anderson JC. Concurrent training: a meta-analysis examining interference of aerobic and resistance exercises. J Strength Cond Res. 2012 Aug;26(8):2293-307.

Nenhum comentário:

Postar um comentário