quinta-feira, 5 de maio de 2016

PRECISAMOS DE EXERCÍCIOS ISOLADOS?

Adicionar exercícios uniarticulares (triceps pulley, rosca direta, cadeira extensora, glúteo com caneleira ...) com a premissa de complementar o estímulo induzido pelos exercícios multiarticulares (supino reto, barra fixa, agachamento, levantamento ...) é algo muito comum, mas não necessariamente coerente quando analisado de uma ótica científica.

Sabemos que aumentar o volume de treino (nesse caso o número de séries para determinado músculo) é a pior estratégia para fins hipertróficos, até mesmo porque se você passa a acrescentar exercícios em seu planejamento (aumentar o volume), consequentemente estará induzindo uma diminuição da intensidade do treino, algo que certamente será projetado de forma negativa em seus resultados.

Alguns professores defendem o uso de exercícios isoladores embasando-se em estudos que notaram maior ativação muscular nesses exercícios, no entanto, temos que entender que ativação muscular não é preditor de hipertrofia muscular, ou seja, um músculo que ativa mais, não necessariamente hipertrofiará mais, haja vista que os fatores que induzem anabolismo muscular são outros, exemplo: microlesão, expressão de microRNA, metilação de DNA e etc.

Um estudo conduzido na Universidade de Brasília analisou dois grupos de pessoas que utilizavam dois protocolos de treino diferentes e suas respostas hipertróficas. Em um deles treinava-se apenas com tração frente e no outro utilizava-se tração frente e rosca direta. No final de 10 semanas os pesquisadores visualizaram através de espessura muscular que os mesmos ganhos de hipertrofia e força nos músculos do bíceps em ambos os grupos.

Da mesma forma, Henry Stiene et al. (1996) não visualizaram diferenças entre dois grupos que utilizavam protocolos distintos (1 grupo: exerícios mutiarticulares; 2 grupo: Exercicios mutiarticulares + Exercícios Uniarticulares) no controle de patologias estruturais como a Condromalácia Patelar.

Ah Pedro, mas eu não vivo sem um triceps pulley ou sem um glúteo com caneleira e agora?

Viva!!! Mas tente entender (ou aceitar, que dói menos!) que você pode ter os mesmos ou talvez melhores resultados, utilizando apenas exercícios multiarticulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário