quinta-feira, 5 de maio de 2016

AGACHAMENTO OU LEG PRESS?

Os exercícios básicos, de cadeia cinética fechada, são a opção preferencial para treinos de membros inferiores, pois trabalham diversos músculos de maneira segu...ra e eficiente, com destaque para o agachamento e o leg press... Mas qual deles seria o melhor?
Para responder a pergunta, Wirth et al. (2016) compararam os resultados obtidos por jovens treinados após 8 semanas de leg press ou agachamento. Os testes revelaram que as melhoras em todos os testes que envolveram saltos foram maiores para o grupo que treinou com agachamento. Já os aumentos da carga de 1 repetição máxima (1RM) e de força isométrica foram similares entre os grupos, o que foi interessante, já que o teste isométrico era feito em um aparelho que se assemelha mais ao leg press do que ao agachamento. Em conjunto, os resultados sugerem que o agachamento produz uma melhor transferência para os demais movimentos do que o leg press.
Com base nisso, seria interessante que um iniciante já começasse usando o agachamento, pois assim poderia desenvolver uma gama mais ampla de valências e habilidades, além de trabalhar mais grupamentos musculares, já que o leg press não trabalha tão bem a musculatura do core, por exemplo. Já quem é avançado não deve esquecer de incluir o agachamento em sua periodização, para não perder a variação de estímulos e o desenvolvimento de outras valências e habilidades.
Em um planejamento de médio a longo prazo, ambos deverão compor seus treinos, só lembrando que isso não quer dizer, necessariamente, fazer todos o tempo todo pelo resto da vida. A escolha vai depender do objetivo, das preferências e, claro, das limitações do executante. Por exemplo, encurtamentos e/ou falta de mobilidade em alguns segmentos farão com que o executante cometa erros potencialmente perigosos no agachamento, como retificação da curvatura lordótica e inclinação excessiva do tronco. Nesses casos, o leg press (ou mesmo o afundo) poderão ser uma boa opção enquanto se corrige os desvios. Enfim, são todos bons exercícios, mas use-os de maneira inteligente para ter variação de trabalho e de adaptações.
(Paulo Gentil)
Wirth K, Hartmann H, Sander A, Mickel C, Szilvas E, Keiner M. The Impact of Back Squat and Leg-Press Exercises on Maximal Strength and Speed-Strength Parameters. J Strength Cond Res. 2016 May;30(5):1205-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário