sábado, 27 de fevereiro de 2016

QUEM NUNCA ESCUTOU?

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu de uma mulher na academia: "Eu malho braço leve, pois eu ganho braço muito rápido!". Interessante como a essa lenda se espalhou, mas felizmente a ciência está aí para desmistificar tais mitos.
.
Um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros e europeus publicado esse mês (Fev/16) avaliou a evolução da força de membros superiores (bíceps) de homens e mulheres durante 10 semanas através de um dinamômetro isocinético. Os resultados mostraram não haver qualquer diferença entre homens e mulheres nos ganhos de força para a musculatura flexora do braço.
.
Em um outro estudo conduzido por pesquisadores brasileiros e americanos (2011) foi avaliado entre outras coisas as diferenças nos ganhos de volume muscular (avaliado por ultrassom) na musculatura do braço de homens e mulheres. Os resultados mostraram que tanto homens quanto mulheres aumentaram o volume muscular maneira semelhante.
.
Sendo assim, podemos notar pelos estudos citados que essa lenda das mulheres "ganharam braço muito rápido" não tem qualquer fundamento científico. Não passando de mais um mito advindo do senso comum.
.
Por gentileza, marque nos comentários aquela sua amiga que precisa saber dessa informação.
.
Prof. Rodolfo Raiol

Nenhum comentário:

Postar um comentário