sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

BATATA DOCE

fischerbruno
Batata doce, o #carboidrato "mágico". A galera da #maromba realmente adora #batatadoce e, por isso, acaba inventando mil formas de saborear essa famosa iguaria do mundo #fitness. A grande fama desse tubérculo se deve ao fato dele, supostamente, apresentar um baixo índice glicêmico (IG). Contextualizando: os #carboidratos podem ser absorvidos rapidamente ou lentamente, e essa velocidade de absorção está diretamente relacionada com a concentração sanguínea de #glicose e, consequentemente, de insulina. De uma forma geral, quanto mais rápido o carboidrato é liberado na corrente sanguínea, maior será o pico de insulina. Isso pode trazer algumas repercussões negativas, especialmente #fome precoce e maior chance de acumular #gordura. Baseado nesse pressuposto, carboidratos de alto IG (> 70) deveriam ser evitados, enquanto os de baixo (<55) e médio (56-69) IG deveriam ser os escolhidos. Ah, Bruno, então a batata doce é o melhor carboidrato do mundo porque tem baixo IG, correto?

DEPENDE!!!!! Um estudo publicado em 2006 no British Journal of Nutrition, avaliou o impacto que o processamento de alguns #alimentos têm no #índiceglicêmico. A batata doce foi um dos alimentos escolhido pelos pesquisadores e os resultados demonstraram que a forma de preparo influencia completamente a sua resposta glicêmica. A batata doce cozida apresentou um baixo IG (46), enquanto a frita e assada apresentaram elevado IG, 76 e 94, respectivamente.

É, colegas, aquela inocente batata doce chips, tão consumida pelas #blogueiras do mundo #fitness, apresenta o índice glicêmico mais elevado que o açúcar refinado!!! Conselho: não saiam copiando tudo que vêem por aí no IG, procurem se informar melhor e, acima de tudo, busquem orientação de um profissional (no caso, um nutricionista). #brunofischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário