domingo, 21 de fevereiro de 2016

CONCENTRICA E EXCENTRICA


lucianolobofit
Uma repetição consiste na execução completa de um ciclo de movimento que é dividida em duas fases: Concêntrica(CON), a fase em que na contração o músculo encurta-se e excêntrica(EXC) em que o músculo alonga-se. Ex: A medida que agachamos temos a fase EXC, e a retomada para o levantamento da carga, a fase CON.

A Cadência é a relação temporal entre as duas fases que pode ser que expressa em 4 dígitos que correspondem aos segundos(") de cada fase e a transição entre elas. Ex: 4020. 4" na fase EXC, 0" de transição, 2" na fase CON e 0" na transição para a próxima repetição. Em Gentil (2014) denomina-se "velocidade de execução", porém não parece razoável associar duas grandezas de unidades diferentes(velocidade e tempo).
O controle da variável Cadência passa a ser importante pois dependendo do estímulo que é priorizado na prescrição é interessante dar mais ênfase a uma fase em relação a outra para potencializar os fenômenos que induzirão a hipertrofia.

As ações CON produzem 2,3 mais gastos de ATP e maior acúmulo de lactato (Ryschon et al., 1997; Gentil, 2014). Se o treino tiver alto número de repetições com objetivo de criar alterações metabólicas locais com acúmulo de lactato, queda do pH, alteração na osmolaridade e hipóxia, por que não dar ênfase a fase CON?

As ações EXC ativam um menor número de fibras musculares para uma mesma carga comparada a ação CON (Gibala et al., 1995; Ryschon et al., 1997), com isso a estrutura das fibras são expostas a uma maior tensão e a ocorrência de microlesões são mais significativas durante essa fase. Logo, se meu treino contém baixo número de repetições com objetivo de gerar microlesões e potencializar a mecanotransdução, por que não valorizar a fase EXC?

A literatura não nos permite afirmar que haja uma ação que favoreça mais os ganhos de massa em relação a outra (Gentil, 2014). Portanto, é fundamental conhecer as particularidades de cada uma delas para saber aplica-las e potencializar a vias fisiológicas dependendo do estímulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário