domingo, 21 de fevereiro de 2016

% DE GORDURA


Então, como avaliar o percentual de gordura? Adipômetro pode ser feio, parecer arcaico, com molas e ponteiros, um compasso esquisito que muitos pegam da mesa e ficam brincando (então, ele também poderia ser chamado de brinquedo, talvez?), mas ele fornece absolutamente tudo o que se precisa em uma consulta.
.

Por que analisar percentual de gordura? Um aspecto é a determinação da variação de cada compartimento corporal entre intervenções.
.

O valor obtido com o cálculo do percentual de gordura não é sinônimo de padrão de beleza, pois, por exemplo, os mesmos 15% encontrados em duas pessoas conferem dois padrões corporais totalmente diferentes.
.

Aí, quando alguém me pergunta: "qual é o meu percentual de gordura?", eu respondo com uma pergunta: "o que você fará com esse número?" E quando me perguntam: "mas como saberei o melhor percentual de gordura para eu ter o corpo que eu quero?", eu respondo: "você não precisa de um número, e sim de um espelho, que nem sequer um número ele fornece, mas que pode lhe arrancar um imenso sorriso, ou não também!".
.

Absolutamente TODAS as técnicas de avaliação da composição corporal fornecerão números que não serão reais, porém, isso não significa que os dados não são viáveis e úteis. Somente não se faz necessário tratar com descrédito os resultados obtidos com o adipômetro àqueles obtidos, por exemplo, pela bioimpedância, esta que possui inúmeras limitações (mas o laudo é bonito).
Quer uma técnica fiel? A dissecação de cadáver.

Elton Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário