sábado, 27 de fevereiro de 2016

ME CONCENTRAR NO MUSCULO AUMENTA A EFICIENCIA?

Um estudo publicado no Eur J Appl Physiol. (2016) avaliou se haveria diferença na ativação seletiva dos músculos se os praticantes se concentrassem em um dos músculos específicos durante o exercício Supino Reto (Peitoral ou Tríceps) com diferentes cargas de treinamento. A amostra foi composta por 18 homens treinados em Musculação há, no mínimo, um ano e com experiência na realização do supino reto. O Treinamento consistiu de 3 séries até a falha muscular concêntrica com um minuto de intervalo entre elas e cadência 2020. Os percentuais de cargas utilizados foram 20%, 40%, 50%, 60% e 80% de 1RM em três diferentes condições:
.
1- execução habitual: os treinadores solicitavam que os praticantes fizessem sua execução habitual de treino;
.
2- Ênfase no peitoral: Os treinadores solicitavam que os praticantes fizessem a série tentando dar ênfase no peitoral;
.
3- Ênfase no Tríceps: Os treinadores solicitavam que os praticantes fizessem a série tentando dar ênfase no tríceps.
.
Os resultados mostraram que concentrar num músculo alvo só resultou em ativação seletiva com cargas baixas a moderadas (até 60% de 1RM) e quanto mais baixa a carga mais alta era a diferença quando se concentrava numa musculatura. Porém, quando se utilizou a carga de 80% de 1RM não houve qualquer diferença entre os grupos, ou seja, não houve ativação muscular seletiva com cargas moderadas a altas.
.
Dessa forma, os resultados sugerem que só há algum tipo de ativação seletiva intencional quando se utilizam baixas cargas, porém quando se utiliza altas cargas não há qualquer diferença na ativação muscular mesmo que se tente concentrar em um músculo específico.
.
Prof. Rodolfo Raiol

Nenhum comentário:

Postar um comentário