terça-feira, 28 de junho de 2022

NÃO MANDE AS CRIANÇAS FICAREM QUIETAS

 Quantas vezes ouvimos um pai ou mão gritando para a criança “não corre!”, “fica quieto” etc? Como pai, não quero discutir sobre educação ou imposição de limites; no entanto, é importante darmos oportunidades e estimularmos as crianças a se movimentarem e, principalmente, a fazer isso em alta intensidade! No @nerdflix_br (NERDFLIX | NERDFLIX ) tenho aulas mostrando os benefícios do treino de alta intensidade para crianças, lá destaco que correr em alta velocidade e com frequências cardíacas altas é associado aos melhores resultados para os jovens. Desse modo, um bom indicativo de saúde da criança poderia ser o quão rápido ela se movimenta!

.
Recentemente, uma análise de 8345 crianças confirmou essas informações. Shang et al. (2022) avaliaram a velocidade com um teste de 50m (duas avaliações separadas por 12 meses) e suas correlações com marcadores de saúde. Com relação à composição corporal, a maior velocidade no teste foi associada a um menor IMC e menor percentual de gordura. Ser veloz também foi associado com redução de outros fatores de risco, como níveis de triglicerídeos e escore para risco cardiometabólico além de maiores níveis de HDL. O aumento da velocidade de um teste para outro (lembrando havia 12 meses entre eles), esteve associado com redução do IMC, da circunferência da cintura, percentual de gordura, pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, pressão arterial média, LDL, glicemia e escore de risco cardiometabólico. Ou seja, se tornar mais veloz melhorou muuuuito a saúde deles!
.
O alerta é muito importante, pois nossas crianças estão adoecendo por falta de movimento! Vemos um aumento assustador da obesidade, diabetes, alterações no colesterol e outros problemas que não eram comuns nos jovens. Um dos principais culpados disso é a falta de movimento! Portanto, que fique o alerta para os pais e profissionais de Saúde: estimulem os pequenos a se movimentarem e a façam isso de maneira intensa! Pode ser que estejamos diante da primeira geração de adultos que precisa virar para uma criança e gritar: “menino, vai correr!”
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
doi: 10.1055/a-1308-2924. Epub 2021 Sep 22. PMID: 34553365.

Nenhum comentário:

Postar um comentário