sábado, 16 de julho de 2022

COMPARAÇÃO DOS TIPOS DE MÁSCARA NO DESEMPENHO

 Considero obrigatório que todos assistam as aulas sobre interpretação de artigos no @nerdflix_br (NERDFLIX | NERDFLIX ), na sequencia eu explico cada detalhe que fará você entender, de uma vez por todas, as vantagens e limitações de todo artigo que ler. Uma das coisas que conversei foi sobre a importância de se observar a coerência dos estudos com a realidade. Por exemplo, alguém sugerir que uma máscara não prejudica o desempenho em um exercício aeróbio máximo é algo incoerente com mecanismos fisiológicos conhecidos. E isso acabou ficando claro. No entanto, algo menos claro são os efeitos dos diferentes tipos de máscara. Essa foi a comparação feita por Rudi et al. (2022). Nele, os autores colocaram 10 homens e 10 mulheres para fazerem um teste incremental na bicicleta em 3 situações: sem máscara, com máscara cirúrgica (aquela simples, mais fininha) ou com máscara FFP2 (mesma coisa que N95).

.
O pico de potência alcançada no teste foi maior quando não se usava máscaras. A redução era superior a 10%, independente da máscara usada. A concentração de CO2 capilar sem máscara foi 29mmHg, subindo para 33,3 e 35,8mmHg para máscara cirúrgica e N95/FFP2, respectivamente. Já a pressão de oxigênio foi de 84mmHg sem máscara, um valor maior que os 79,1mmHg para máscara cirúrgica e 77,3mmHg para a N95/FFP2. Seguindo o esperado, a percepção de esforço no limiar de lactato foi maior para a máscara em comparação com não usar máscara.
.
A maioria vai dizer nem precisava de estudo, já que isso era óbvio. Eu até concordo, mas estudos são bons para quantificar e consolidar as questões. Para os que juram, de pés juntos, que não há prejuízo, a única explicação é que seu treino é feito em intensidade baixa e, além disso, há uma forte crença de que “vai dar certo”. Do ponto de vista objetivo, há sim redução no oxigênio, aumento no gás carbônico e redução do esforço máximo independente da máscara usada. Lembra do que falei na aula? O céu é azul, independente se alguém aparecer com uma “teoria” de que ele é roxo com bolinhas verdes!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
doi: 10.1123/ijspp.2021-0198. Epub 2021 Nov 25. PMID: 34824166.

Nenhum comentário:

Postar um comentário