sábado, 16 de julho de 2022

EFEITOS DA BETA ALANINA NA MASSA MUSCULAR E NA GORDURA

 Todos felizes em saber de um suplemento que realmente funciona, né? Pois é, não é que eu fale mal de tudo ou, como preferem os mongolóides “para ele nada funciona!”. Entendam que não é minha opinião, são as evidências científicas. Eu adoraria encontrar algo que faça milagres e seria o primeiro a usar, acreditem!! Mas não posso colocar minha crença acima da minha inteligência.

.
Como mostrei os benefícios da beta-alanina no desempenho (confira em post anterior), logo se questiona se seu uso facilitaria ganhar massa muscular ou perder gordura. Esse tema foi objeto da uma revisão por Ashtary-Larky et al. (2022) que envolveu um total de 20 estudos e 492 pessoas.
Os resultados mostraram que a suplementação de beta-alanina não ajudou a promover ganhos de massa magra, não promoveu reduções na massa gorda e não alterou o percentual de gordura. Os resultados independiam do tipo de atividade realizada (aeróbio, musculação ou aeróbio combinado com musculação), da dose utilizada (<6 ou >6g) ou da duração do estudo (<8 ou >8 semanas). Ou seja, pode tomar muito, por muito tempo e fazer todo tipo de treino que tomar beta-alanina será igual tomar NADA. E isso foi bem consistente, como mostram os gráficos (recomendo que assistam a aula sobre interpretação de artigos no @nerdflix_br e depois leiam o artigo pelo meu grupo do Telegram).
.
A explicação para isso pode estar em diversos pontos, como o fato de não necessariamente haver correlação entre mudanças na composição corporal e fatores quantitativos, como a carga utilizada ou a velocidade que você corre, e sim com fatores qualitativos, como o esforço gerado. Para ser mais claro, não importaria se ontem você levantava 100kg e hoje levanta 110kg. Importaria mais se ontem 100kg eram 100% de sua capacidade e hoje 110kg também seriam. Ou seja, importa mais ser 100% do que 100kg ou 110kg.
.
Enfim, se por um lado vamos ficar tristes por não termos encontrado algo milagroso para composição corporal. Por outro, ficamos felizes por economizar mais um pouco!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
doi: 10.1080/15502783.2022.2079384

Nenhum comentário:

Postar um comentário