sexta-feira, 29 de julho de 2022

MUSCULAÇÃO PROTEGE O CÉREBRO CONTRA PROBLEMAS CRÔNICOS COMO DEMÊNCIA

 Todos querem viver muito, mas também viver bem! Para isso precisamos combater e prevenir problemas que comumente acompanham o avanço da idade, como perda de massa óssea, de músculo, elevação de pressão arterial, diabetes tipo 2 e demência. Esse último, é comumente associada às suas manifestações nos quadros mais graves, como a Doença de Alzheimer, mas possui diversos graus e manifestações. E estudos recentes mostram que a musculação pode vacinar contra o problema.

.
Um dos fatores que atua na transição entre um cérebro saudável e um com demência é a inflamação, e a musculação pode atuar justamente nesse processo. Kelty et al. (2022) injetaram lipopolissacarídeos no cérebro de ratos para induzir a neuro inflamação. Nas 3 semanas seguintes, os ratos fizeram um modelo de treino resistido usando escadas. As avaliações mostraram que a prática da musculação promoveu melhorias na cognição e reduziram a neuro inflamação induzida pelos lipopolissacarídeos, além de atenuar o remodelamento de células no giro denteado, uma região que tem associação com a formação de novas memórias, exploração espontânea de novo ambientes e também tem papel na deperessão. Um parêntese aqui é que essa região é uma nas quais ocorre neuro gênese, ou seja, novos neurônios são formados quanto estimulados!
.
Muita gente me questiona até que ponto o exercício pode ajudar pessoas com limitações cognitivas e eu constantemente respondo que os benefícios vão além das melhoras funcionais. Há evidências consistentes que o exercício atue diretamente o cérebro e esse estudo brilhante de pesquisadores da Universidade de Missouri nos presentou com alguns potenciais mecanismos! Mãos à obra para divulgar a informação e colocá-la em prática!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Kelty TJ, Mao X, Kerr NR, Childs TE, Ruegsegger GN, Booth FW. Resistance-exercise training attenuates LPS-induced astrocyte remodeling and neuroinflammatory cytokine expression in female Wistar rats. J Appl Physiol (1985). 2022 Feb 1;132(2):317-326. doi: 10.1152/japplphysiol.00571.2021. Epub 2021 Dec 23. PMID: 34941437.

Nenhum comentário:

Postar um comentário