sábado, 16 de julho de 2022

O QUE É MELHOR PARA IDOSOS , HIIT OU MUSCULAÇÃO?

 Trabalhar com idosos é uma paixão pessoal e profissional. Vocês podem observar minhas diversas publicações científicas, as aulas sobre o tema no @nerdflix_br (https://nerdflix.paulogentil.com/

) e minha conduta pessoal. Aliás, quem observa meus Stories tem visto a lindeza da minha vovó treinando comigo na @academiamalhart, aos 93 aninhos. Quando nos deparamos com esse público, o exercício ganha uma dimensão muito diferente, pois pode ser literalmente a diferença entre viver e morrer, mas não apenas isso, entre viver bem ou viver mal. Portanto, precisamos ser muito atentos e técnicos na hora de prescrever.
.
Um dos primeiros mitos a serem superados é sobre o tipo de atividade. Se antes costumávamos prescrever atividades leves, agora sabemos que a intensidade é fundamental, com reconhecimento da musculação e do HIIT. E aí fica a questão? Qual dos dois seria melhor?? Bem, eu vou mais além: por que não os dois?
.
McLeod et al. (2022) fizeram uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar os efeitos da combinação de HIIT e musculação na saúde cadiometabólica de idosos com 2 ou mais fatores de risco. Os treinos eram realizados 2-3 vezes na semana, com duração média de 50min. As analises mostraram que fazer musculação, HIIT ou combinar ambos produzia reduções clinicamente relevantes na pressão arterial e LDL, além de melhora na aptidão física. Apesar de exercício ser sempre bom, a combinação de HIIT e musculação foi a que deu melhores resultados na redução dos triglicerídeos e glicemia. Ou seja, mistura logo tudo!!
.
Sei que alguns vão torcer o nariz para a palavra “intensidade” em idosos, mas lembre-se que isso é um parâmetro individual. Por exemplo, minha vozinha começou fazendo 6 repetições máximas de agachamento, mas a carga era apenas o peso do corpo e ela segurava minhas mãos. Já o HIIT dela na esteira era uma caminhada a 1,5km/h! Intensidade é para todos, mas calculada individualmente! Pensem sobre isso!! Corram lá no Nerdflix para ver as aulas sobre idosos e, para quem desejar, o artigo está no meu grupo do Telegram (link no meu perfil).
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
McLeod KA, Jones MD, Thom JM, Parmenter BJ. Resistance Training and High-intensity Interval Training Improve Cardiometabolic Health in High Risk Older Adults: A Systematic Review and Meta-anaylsis. Int J Sports Med. 2022 Mar;43(3):206-218. doi: 10.1055/a-1560-6183. Epub 2021 Jul 28. Erratum in: Int J Sports Med. 2021 Nov 22;: PMID: 34320660.

Nenhum comentário:

Postar um comentário