sexta-feira, 29 de julho de 2022

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES SÃO ASSOCIADOS COM PROBLEMAS CARDÍACOS EM ATLETAS

 Em um estudo com atletas de alto nível, Grandperrin et al. (2022) estudaram a estrutura e funcionamento do coração de usuários de esteroides (média de 4,7 anos de uso) e não usuários. Os participantes praticam musculação há pelo menos 5 anos e os usuários eram fisiculturistas que fizeram pelo menos 3 ciclos (>2 semanas) nos últimos 2 anos. Os não usuários eram atletas de força. Esse artigo é bacana porque relata os tipos de drogas usadas, quantidade, duração do uso, etc. Confiram lá no meu grupo do Telegram (link no meu perfil ou direto em t.me/drpaulogentil

). Mas adianto que as doses eram menores do que vemos por aí: 538mg por semana, em média.
.
As análises mostraram que usuários possuem 33% mais disfunção de armazenamento de sangue e 46% mais rigidez no átrio esquerdo (camada do coração que recebe o sangue oxigenado dos pulmões). Sobre o ventrículo esquerdo (camada que bombeia sangue oxigenado para o corpo), os usuários possuíam uma maior massa (80% tinham hipertrofia patológica) e um prejuízo na função tanto na capacidade bombear sangue, quanto de se dilatar para receber sangue! A conclusão dos autores é que “nossos resultados mostrando remodelamento e disfunções no átrio e ventrículo esquerdos de jovens atletas usuários de esteroides anabolizantes androgênicos são alarmantes.”
.
Recomendo muito as aulas sobre hormônios no @nerdflix_br (https://nerdflix.paulogentil.com/
), pois explico tudo lá, desde os tipos de drogas até os usos terapêuticos. Diversas drogas tiveram uma época de apologia, negação e, após causarem muitos problemas e mortes, seus riscos passaram a ser reconhecidos. Por exemplo, a indústria do cigarro alegava que ele não fazia mal, inclusive havia propagandas de gestantes, crianças, atletas e médicos usando. Qualquer observação costumava ser rebatida, o lema era “a dúvida é nosso produto”. O caso dos esteroides é igual. Usuários não são apenas viciados, são militantes. Se você mostrar um estudo falando sobre os riscos dirão, “mas tem que usar do jeito certo”, “mas álcool mata”, “mas ele pode ser usado para tratar doenças”, “mas...”. enfim, não há como negar o problema, mas que venham os “mas...”!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Grandperrin A, Schuster I, Moronval P, Izem O, Rupp T, Obert P, Nottin S. Anabolic Steroids Use Is Associated with Impairments in Atrial and Ventricular Cardiac Structure and Performance in Athletes. Med Sci Sports Exerc. 2022 May 1;54(5):780-788. doi: 10.1249/MSS.0000000000002852. Epub 2021 Dec 30. PMID: 34974501.

Nenhum comentário:

Postar um comentário