sexta-feira, 29 de julho de 2022

EXERCÍCIOS DECLINADOS SÃO PERIGOSOS?

 Você já deve ter ouvido falar que seria recomendado evitar supino declinado ou até mesmo abdominais na prancha, né? Bem, isso tem um pouco de verdade e um pouco de mito, conforme mostra um estudo de Kato et al. (2022).

Nesse estudo, 17 jovens saudáveis foram avaliados em 3 situações: deitado, declinado a 10 ou 30 graus, todas por 10 minutos. Os valores de pressão intracraniana aumentavam à medida que se declinava, sendo 7,8, 8,9 e 12,4mmHg para as situações citadas anteriormente. A pressão arterial no coração não se alterou, no entanto, a pressão arterial no cérebro pulou de 80 para 91mmHg ao sair da horizontal para 30 graus de declinação, também houve aumento de cerca de 10% na pressão de perfusão de sangue para o cérebro (72 para 79mmHg) e no índice de resistência cerebrovascular (1,16 para 1,28mmHg/cm/s). No entanto, tais alterações não pareceram ter grandes repercussões funcionais, já que a velocidade do sangue dentro das artérias cerebrais não mudou.
Traduzindo, há alterações na dinâmica circulatória do cérebro, mas em pessoas saudáveis e em repouso elas não parecem ser problemáticas. No entanto, isso traz também um alerta para o somatório de 2 fatores: 1) a realização de um esforço, que fará com que haja maiores elevações de pressão tanto arterial quanto intracraniana; 2) pessoas com problemas cardiovasculares podem ter dificuldade na regulação circulatória e fragilidades nos vasos. Esses 2 fatores somados podem aumentar o risco de acidentes vasculares encefálicos e nos alertam para evitar tais posições quando o risco for elevado.
Então, se você for saudável, não vejo grandes motivos para evitar abdominais na prancha ou supino declinado. No entanto, caso você sofra de tonturas, dores de cabeça, glaucoma, pressão alta ou possua de risco aumentado para acidente vascular encefálico, seria uma boa ideia manter a cabeça alinhada ou mesmo acima da linha do corpo durante os exercícios. Aproveito que o assunto envolveu risco cardiovascular e deixo o convite para assinarem o @nerdflix_br e verem as aulas sobre o tema! Com isso, você terá muito mais segurança e assertividade em suas prescrições para grupos especiais!
doi: 10.1152/japplphysiol.00283.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário