quarta-feira, 2 de março de 2022

PERCENTUAL DE GORDURA E MASSA MUSCULAR SÃO MAIORES ANTES DA MENSTRUAÇÃO EM MULHERES COM CICLO MENSTRUAL NORMAL.COM ANTICONCEPCIONAIS , HÁ MAIS GORDURA E MENOS MÚSCULOS QUANDO SE COMEÇAM AS PÍLULAS. QUAL A RELEVÂNCIA DISSO?

 O estudo de Thompson et al. (2021) tem um título autoexplicativo: “O efeito agudo do ciclo menstrual e ciclo de anticoncepcionais orais em medidas de composição corporal” (ele está no meu grupo do Telegram para quem desejar ver, pode ir direto em https://t.me/drpaulogentil

). O estudo envolveu 22 mulheres com ciclo normal (sem uso de anticoncepcional por pelo menos 6 meses) e 30 tomando anticoncepcionais monofásico por pelo menos 6 meses. As com ciclo normal foram avaliadas durante a menstruação, no fim da fase folicular (perto da ovulação) ou meio da lútea (antes da menstruação). As que tomavam anticoncepcional foram avaliadas na fase da pílula não ativa, com 1 semana de pílula ativa (início da fase hormonal) e 3 semanas de pílula ativa (final da fase hormonal). As avaliações envolviam dobras cutâneas, massa corporal, DEXA, tomografia computadorizada, bioimpedância e ultrassonografia.
.
Independe de tomar ou não anticoncepcional, não houve diferença para massa corporal, ultrassonografia, dobras cutâneas, bioimpedância ou tomografia computadorizada em qualquer momento. Ou seja, a composição corporal não mudava independente da fase hormonal. No entanto, para mulheres com ciclo normal, o percentual de gordura avaliado pelo DEXA era menor no meio do ciclo em comparação com próximo à menstruação. Mas a diferença foi de 27,2 para 27,7%, o que dava míseros 350g de gordura... eita, será que dá para botar a culpa no ciclo menstrual? Já nas mulheres que tomavam anticoncepcional, o percentual de gordura avaliado pelo DEXA foi MENOR no final da fase hormonal, mas novamente a diferença foi ridícula: de 30,2 para 30,6% de gordura. Eita, será que dá para botar a culpa na pílula?
.
Tenho aulas bem completas sobre Fisiologia Feminina no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
) e recomendo muito que assistam, pois infelizmente existe muita desinformação sobre o organismo feminino e as mulheres são levada a acreditar em aspectos negativos de seus hormônios e organismos quando, há verdade, as influências são pequenas e o foco deve ser mesmo em ter bons hábitos.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Thompson BM, Hillebrandt HL, Sculley DV, Barba-Moreno L, Janse de Jonge XAK. The acute effect of the menstrual cycle and oral contraceptive cycle on measures of body composition. Eur J Appl Physiol. 2021 Nov;121(11):3051-3059. doi: 10.1007/s00421-021-04771-9. Epub 2021 Jul 22. PMID: 34296342.

Nenhum comentário:

Postar um comentário