sexta-feira, 25 de março de 2022

DEPRESSÃO É MUITO MAIS GRAVE QUE SE IMAGINA

 Já estamos acostumados a ouvir falar sobre a depressão e seus problemas. No entanto, poucos tem uma compreensão ampla da sua gravidade. A depressão envolve diferentes flutuações de humor ou respostas emocionais a problemas cotidianos. É normal ficar triste ou desanimado, no entanto, o diagnóstico de depressão costuma ocorrer quando isso persiste por muito tempo e vem de maneira desproporcional, chegando a impactar gravemente a vida da pessoa. E digo gravemente mesmo! A depressão é hoje umas 3 principais causas de morte e incapacidade do Mundo, sendo especialmente alarmante entre pessoas abaixo dos 24 anos. O Brasil tem os maiores níveis de depressão da América Latina e isso tem vários desfechos graves. Um estudo que envolveu 29 países verificou que transtornos mentais aumentam em 122% a chance de morrer precocemente e reduzem a expectativa de vida, em média, em 10 anos! Olha só, uma pessoa depressiva perde, em média, uma década de vida, sem falar na perda de qualidade de vida.

.
A primeira coisa que vem à cabeça é o suicídio, que hoje é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos. Destaco que um adolescente depressivo possui 30 vezes mais risco de cometer suicídio. Infelizmente é algo que temos visto com muita frequência entre nossos jovens e acredito que muitos aqui já tiveram experiências próximas. No entanto, existem males silenciosos que também acompanham a depressão e são pouco comentados. Por exemplo, pessoas com transtornos de humor possuem 21% mais risco de ter um diagnóstico de câncer e 24% mais risco de morrer da doença, além de 52% mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
.
O problema é grave, mas muito negligenciado e estigmatizado. Apesar de haver tratamento, estima-se que 76-85% das pessoas em países menos desenvolvidos não são tratadas adequadamente. Então, por favor, fiquem alertas ao problema e procurem estar próximos de profissionais de saúde especializados no caso, pois existe tratamento e ele passa por diversas áreas, como Nutrição, Psicologia, Medicina e Educação Física!
.
(Paulo Gentil - www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário