sexta-feira, 18 de março de 2022

ESTUDOS CONFIRMA QUE HOMENS E MULHERES SAÕ DIFERENTES

 Alguns lerão a chamada da postagem, ficarão putos e dirão “é óbvio”. Outros lerão e ficarão putos porque não aceitam o óbvio. Eu tenho um vídeo falando sobre a questão dos transgêneros no esporte (aliás, após esse vídeo o meu alcance no YouTube caiu de tal forma que até hoje não recuperei) e lá eu detalho vários aspectos. Mas hoje quero trazer um estudo da Noruega, um País que adotou medidas pesadas para “igualar” homens e mulheres. No entanto, com toda forçação de barra, ele ainda tem menos mulheres em algumas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, do que países “desiguais”.

.
Outra coisa interessante da Noruega é que o serviço militar é obrigatório para todos, homens e mulheres. E disso saem estudos gigantes, como o de Aandstad (2021) que pegou dados de um terço de todos os jovens noruegueses (17 a 21 anos) e trouxe valores normativos de medidas antropométricas e desempenho. Os homens eram, em média 13,3cm mais altos que as mulheres. O consumo máximo de oxigênio dos homens foi cerca de 24% maior e o tempo no teste até a exaustão foi de 11min45 o que, deu 2 minutos a mais que os das mulheres. No entanto, as diferenças maiores ficaram para força. Na isometria de supino os homens tiveram 70% mais de força, 44% a mais no leg press, 43% a mais de potência nos membros superiores, saltavam 27% mais longe e faziam 40% mais barras!
.
Isso não é preconceito, são dados normativos publicados em um artigo científico. Também não é deficiência, é uma característica fisiológica que, até certo ponto, pode ser alterada pelos efeitos do treinamento. Por exemplo, uma mulher pode desenvolver muito bem todas as valências e, se bem treinada pode ficar mais forte que um homem destreinado. Mas se consideramos homens e mulheres no mesmo nível de treinamento.. a diferença é grande!
.
Já escrevo um pouco triste... pois mostro dados fisiológico que deixam claro a injustiça de colocar mulher para competir com homem em esportes de força, potência ou resistência e verei gente dizendo que isso é misoginia, transfobia, ave-maria, e tudo o mais. Duvida?
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Aandstad A. Reference data on anthropometrics, aerobic fitness and muscle strength in young Norwegian men and women. Eur J Appl Physiol. 2021 Nov;121(11):3189-3200. doi: 10.1007/s00421-021-04784-4. Epub 2021 Aug 14. PMID: 34390403; PMCID: PMC8505311.

Nenhum comentário:

Postar um comentário