sexta-feira, 25 de março de 2022

EFEITO DOS ANABOLIZANTES PODEM DURAR MAIS DE 10 ANOS

 Os derivados de testosterona não apenas aumentam de síntese proteica, mas também causam alterações mais duradouras, como aumento na quantidade de núcleos, o que pode ter consequências importantes em longo prazo.

.
Egner et al. (2013) administraram testosterona em roedores e verificaram que o soleo crescia 77%. Entre os que recebiam sobrecarga a hipertrofia foi 48% e nos que combinavam ambos 118%. (Já falei que, tomando bomba, é possível ganhar massa muscular, perder gordura e melhorar o desempenho, mesmo sem treinar; confiram meu vídeo no YouTube e acompanhem a live sobre anabolizantes amanhã às 21:00). Junto com a hipertrofia houve um aumento de 66% na quantidade de núcleos dos ratinhos bombados. Terminada essa fase, eles pararam de aditivar os ratinhos por um período equivalente a ~10 anos nos humanos e, como era esperado, o musculo extra foi todo embora. No entanto, a quantidade de núcleos se manteve 42% mais alta que o normal. Opa, se a síntese proteica depende dos núcleos, será que isso não os faria hipertrofiar mais e mais rápido que os demais?
.
Para responder a pergunta, os pesquisadores aplicaram sobrecarga nos músculos e viram que, em apenas 3 dias, o músculo dos ex-bombados aumentou 31% enquanto o controle não ganhou nada. Após 14 dias, o controle ganhou 17%, contra 44% dos ex-marombas! Apesar de não haver estudos iguais em humanos, diversas análises sugerem que em nós tais efeitos podem realmente ser para vida inteira! Sinistro, hein!!
.
Vou detalhar muita coisa na live de amanhã, mas adianto algumas reflexões: 1) será que alguém que já toma esteroides anabolizantes em algum momento deveria competir com alguém que sempre foi limpo? 2) seria justo alguém que passou anos, ou décadas, liberando testosterona competir com alguém nunca a teve em quantidade relevantes? 3) conhece alguém que só tomou bomba “uma vez” e “há muito tempo”?
.
O estudo está no meu grupo do Telegram! Corram lá e já deixem agendado para conversamos sobre esteroides anabolizantes amanhã às 21:00 pelo Instagram e YouTube!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Egner IM, Bruusgaard JC, Eftestøl E, Gundersen K. A cellular memory mechanism aids overload hypertrophy in muscle long after an episodic exposure to anabolic steroids. J Physiol. 2013 Dec 15;591(24):6221-30. doi: 10.1113/jphysiol.2013.264457. Epub 2013 Oct 28. PMID: 24167222; PMCID: PMC3892473.

Nenhum comentário:

Postar um comentário