sexta-feira, 18 de março de 2022

VC PODE MISTURAR VARIOS TIPOS DE CARBOIDRATOS NA MESMA REFEIÇÃO?

 


CARBO pt.10 – Você já deve ter ouvido que não devemos misturar mais de um tipo de carboidrato na mesma refeição. Isso não faz o menor sentido a menos que você perca o controle da quantidade geral de carboidratos na refeição.

Vou te dar exemplos de opções de carboidrato que terão a mesma quantidade de calorias e quase a mesma quantidade de carboidratos:
1. Batata cozida 242g
2. Batata-doce cozida 167g
3. Mandioca cozida 100g
4. Arroz integral 100g
5. Milho Verde cozido 125g
6. Arroz integral - 80g + Feijão cozido (37g)

Ou seja, não há nenhum problema em usar 121g batata cozida + 50g arroz integral cozido. Porém, quanto menores as porções dos alimentos, maior a chance de você colocar um pouquinho a mais. Ao colocar apenas a batata (242g) provavelmente não deixaria passar de 250g. Mas ao misturar as 2, você acaba colocando uns 130g de batata + 60g de arroz... e se colocar 3, vai colocando sempre um pouco mais de cada um.

Então a gente volta no ponto: gerenciar uma variável é mais simples que gerenciar 3. E na prática, já é um parto fazer os pacientes pesarem o alimento. Imagina o que vira se utilizarmos 3 fontes de carboidrato e você indo no olhômetro ou na colher de sopa? Um pouco a mais de UM alimento pode não ser um problema. Um pouquinho a mais de todos alimentos, certamente será um problema.

Mas se você tem cuidado com o preparo dos alimentos e porciona tudo certinho, qual é o problema de misturar arroz, feijão e milho e ainda colocar uma manga na salada? Basta dosar tudo certinho para que a soma de carboidratos atinja o cálculo que seu nutricionista propôs.

Inclusive, quanto maior a diversidade dos alimentos que você utiliza, maior será a diversidade de fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais. Cuidando das quantidades, misturar os carboidratos é uma estratégia até melhor. Desde que você tenha disposição pra cozinhar, armazenar, refrigerar e porcionar mais alimentos ao mesmo tempo. Na prática, a maioria já apanha pra ter carboidratos saudáveis no prato. Comece pelo simples. Melhore a qualidade as quantidades. Ao automatizar, ganhe variedade.

P/AGENDAR: link em @felipenassau ou diga “OI” no DIRECT

Te vejo lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário