sexta-feira, 8 de abril de 2022

NÃO EXISTE PILULA QUE POSSA SUBSTITUIR O EXERCÍCIO

 Vejo esse tipo de matéria há tanto tempo que até demorei para fazer uma publicação de tanta preguiça. Olha, estudo exercício há mais de duas décadas e se há algo que sempre me surpreendo são seus benefícios! Tem emagrecimento, hipertrofia, ganho de força, de capacidade aeróbia, melhoras metabólicas, no sistema imune, cardiovascular, ossos, ligamentos, tendões, neurônios, humor, cognição... E aqui vem o primeiro ponto, a pílula substitui em que? Se for na massa muscular, dá para tomar bomba e ganhar músculo sem treinar (como mostro nas aulas sobre esteróides do Nerdflx - https://nerdflix.paulogentil.com/

), só que aumenta o risco de morrer cedo. Se for para elevar o metabolismo, pode tomar estimulante; para a respiração, broncodilatadores; para o transporte de oxigênio, EPO... mas corre o risco de evento cardiovascular. Tem um monte de comprimidos por aí, mas nenhum tem o efeito completo e todos têm efeitos colaterais!
.
Eu sei que estão estudando miocinas e vias fisiológicas, como GW1516, Irisina, Catepsina B, sestrina, clusterina e outros. A realidade é que o estudo dessas substâncias pode ser interessante para compreensão de mecanismos, mas elas melhoram coisas pontuais, e tem efeitos colaterais! Se avaliarmos as substâncias que são alteradas direta ou indiretamente pela prática de exercícios chegaremos a um número tão grande de elementos que seria virtualmente impossível colocá-los em um comprimido. Mesmo se o fizéssemos, perderíamos a visão do todo, como a recompensa de mudar hábitos, a adrenalina de um esporte ou mesmo a alegria de encontrar pessoas queridas. Nenhum comprimido pode substituir o exercício, mas o exercício pode substituir milhares deles!
.
Não há quem não possa se exercitar, podemos adaptar exercício para qualquer um. Pode até haver que não goste, mas para ele não há comprimido, há a realidade. Se você não gosta, saiba que está se expondo a um dos maiores causadores de morte no Mundo. Inclusive, sedentarismo mata mais que cigarro. Não há como conciliar um hábito ruim com benefícios à saúde. No final, o que vai te ajudar a ter os efeitos do exercício é apenas uma coisa: fazer exercício! Guarde esse texto, pois em alguns anos aparecerá outra matéria como essa, quer apostar?
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário