quarta-feira, 20 de abril de 2022

TREINO DE MÁSCARA PODE ATRAPALHAR GANHO MUSCULAR?

 Mesmo antes da Pandemia, você já deve ter observado pessoas usando máscaras para treinar!? Essas máscaras normalmente são usadas para reduzir a quantidade de oxigênio inspirado, simulando um ambiente como os encontrados em altitudes elevadas, por exemplo. A proposta é que, com isso, seu corpo trabalhe em mais estresse e, consequentemente, tenha melhores adaptações. No entanto, a pandemia nos mostrou que utensílios que prejudicam a respiração podem atrapalhar nosso rendimento, o que poderia prejudicar os resultados. E agora, um estudo recente sugere que reduzir a quantidade de oxigênio pode ser prejudicial também no campo da hipertrofia!

.
O estudo de pesquisadores suecos comparou os efeitos de um treino de membros inferiores realizados com ou sem hipóxia em homens treinados (Moberg et al., 2022). Os treinos eram similares, com 6 séries para extensores de coxa, a única diferença era que, em uma das situações, usava-se máscara para induzir a hipóxia.
.
Os resultados mostraram que, com a máscara, a ativação de uma enzima que acelera a construção de proteínas (S6K1) caía aproximadamente 50%. Além disso, outros gatilhos importantes para adaptação do músculo mostravam quedas na ordem de 70% com o uso de máscaras!! Sim, a redução no oxigênio pode trazer sérios prejuízos para os seus treinos até mesmo na hipertrofia.
.
Vale lembrar que o estudo envolveu uma máscara especificamente desenhada para reduzir a concentração de oxigênio. Essa máscara já esteve bastante na moda e muita gente a usou em seus treinos. No entanto, resta saber se tais efeitos também poderiam ocorrer com algumas máscaras usadas durante essa pandemia! E aí, qual é sua opinião? Enviarei o artigo no meu grupo do Telegram, para entrar veja o link nos destaques ou vá direto em t.me/drpaulogentil
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Moberg M, Apró W, Horwath O, van Hall G, Blackwood SJ, Katz A. Acute normobaric hypoxia blunts contraction-mediated mTORC1- and JNK-signaling in human skeletal muscle. Acta Physiol (Oxf). 2022 Feb;234(2):e13771. doi: 10.1111/apha.13771. Epub 2022 Jan 19. PMID: 34984845.

Nenhum comentário:

Postar um comentário