sexta-feira, 8 de abril de 2022

USAR ESTERÓIDE UMA VEZ NA VIDA DOBRA O RISCO DE MORRER PRECOCEMENTE

 (Terminadas as aulas sobre esteroides anabolizantes, tenho certeza que todos agora conhecem bem o tema, desde sua história até as descobertas científicas mais recentes. Com isso, a análise de custo-benefício pode ser baseada em evidências, sem emoções ou achismos. A questão nunca será demonizar ou endeusar. e sim mostrar a realidade. Por exemplo, os resultados em ganhos de massa muscular são inquestionáveis e dose-dependentes, inclusive tomar bomba sem treinar pode gerar mais resultados que treinar sem tomar bomba, conforme mostrei na aula. Mas tem seus riscos! Falei muito disso na aula, mas aqui vou trazer apenas um exemplo. Por favor, assistam as duas aulas pelo Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/

) para entender melhor, ok?
.
Um estudo populacional sueco acompanhou usuários e não usuários de esteroides anabolizantes para avaliar a mortalidade e morbidade (Thiblin et al., 2005). Entre os usuários que testavam positivo ao menos uma vez na vida, o risco de morrer era duas vezes maior do que os que testavam negativo. Caso a exposição ocorresse mais de uma vez, o risco também aumentava, sugerindo que o risco seja dose-dependente. Mas, deixando claro que ele já é alto para quem usa apenas uma vez com maior risco de problemas cardiovasculares e mortalidade precoce. Por curiosidade, o risco de morrer precocemente ao tomar esteroide uma vez na vida é equivalente ao risco de ser alcoólatra e maior do que o risco de ser obeso e sedentário. Importante destacar que o risco foi corrigido por diversos fatores!
.
Isso não é preconceito ou especulação, isso são dados publicados em artigos científicos de alta qualidade, algo também verificado em diversos outros que apresento na aula. Não há “usar certo”, não há como dizer que “depende” e entenda o que é aumento de risco. Entre os usuários, houve 13,5 mortes por 1000 pessoas/ano, contra 6,7 entre os não usuários. Não é tomar e morrer amanhã, é aumentar o risco. Inclusive, você certamente conhece obesos, alcoólatras e fumantes vivos e felizes, só que o risco deles é maior do que nos não expostos ao problema. Então, sabendo disso, cada um que faça sua escolha, mas sem hipocrisia ou mentiras!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Thiblin I, Garmo H, Garle M, Holmberg L, Byberg L, Michaëlsson K, Gedeborg R. Anabolic steroids and cardiovascular risk: A national population-based cohort study. Drug Alcohol Depend. 2015 Jul 1;152:87-92. doi: 10.1016/j.drugalcdep.2015.04.013. Epub 2015 May 11. PMID: 26005042.

Nenhum comentário:

Postar um comentário