sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

MASCARAS TRAZEM PREJUÍZOS AOS TREINOS DE MUSCULAÇÃO EM TREINADOS

 Desde o início da Pandemia tentamos fornecer informações úteis em nossa área, como a importância de se exercitar antes, durante e após a infecção (veja as aulas no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/

) e esqueça os terroristas que recomendam sedentarismo). Também trouxemos sugestões dos impactos do uso de máscaras e aqui vou trazer um estudo muito bacana de pesquisadores brasileiros, da querida e quente Teresina!
.
Rosa et al. (2021) colocaram 17 homens treinados para fazer 4 séries máximas de supino, com ou sem máscara (FFP2/N95), usando 50 ou 70% de 1RM. Tudo na velocidade 20X0 e 2min de intervalo entre as séries. No geral, o uso de máscara interferiu na velocidade (deixando o movimento mais lento), resultou em menor saturação de oxigênio e maior percepção de desconforto, mas não interferiu na quantidade de repetições realizadas. Não consegui ver se se a máscara foi removida nos intervalos, pois isso parece fazer diferença (uma vez esqueci a garrafa de água e quase morri por não ter as pausas para “respirar”). Mas o estudo mostra algo interessante ao revelar que o impacto negativo parece ser maior quando se usa carga mais baixa, o que é explicado pelo sistema energético utilizado, já que exercícios mais prolongados têm maior exigência cardiorrespiratória. Esse ótimo estudo reforça uma sugestão que trazemos em nossos artigos: para reduzir o desconforto e prejuízo, prefira treinos tensionais.
.
Agora mudando de assunto... passei por alguns Países, desde os mais liberais até os mais lacradores, e treinei em todos eles. Interessantemente em nenhum era obrigatório usar máscaras para treinar. Outra curiosidade, em frente à minha academia tem um bar/balada (muito bom, por sinal!). Lá, como em qualquer lugar parecido, não é obrigatório usar máscara, mesmo que estejamos aglomerados bebendo, dançando e cantando. Mas se atravessar a rua e entrar na academia para fazer exercício sozinho somos obrigados a usar. Sendo mais claro, eu estarei de máscara te ajudando no supino na minha academia, mas estarei sem ela para tomarmos umas do outro lado da rua e até dançamos um forrozinho... interessante, né?
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Rosa BV, Rossi FE, Moura HPDSN, Santos AMDS, Véras-Silva AS, Ribeiro SLG, Nakamura FY, Pereira Dos Santos MA. Effects of FFP2/N95 face mask on low- and high-load resistance exercise performance in recreational weight lifters. Eur J Sport Sci. 2021 Aug 9:1-9. doi: 10.1080/17461391.2021.1953613. Epub ahead of print. PMID: 34365900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário