sábado, 5 de fevereiro de 2022

DIETA VEGANA NÃO PREJUDICA HIPERTROFIA

 Perceba que o título não é uma pergunta, é uma afirmação! Lembro de ter visto esse estudo em um congresso e estava ansioso por ele... enfim foi publicado. Estudos agudos sugerem que a ingestão de proteína animal eleva mais a síntese proteica do que ingerir proteínas vindas de plantas. No entanto, as controvérsias começaram a surgir e os efeitos de uma dieta vegana em praticantes de musculação ainda não haviam sido estudados.

.
Ainda... pois um estudo recente colocou 19 veganos e 19 onívoros para fazer treinamento resistido por 12 semanas (Hevia-Larraín et al., 2021). Ambos ingeriam 1,6g de proteína por quilo de massa corporal, todos com dieta monitorada. As avaliações envolveram massa magra, área de secção transversa e força muscular. O aumento na massa magra da perna foi 1,2kg tanto para veganos quanto para onívoros. Veganos e onívoros também tiveram ganhos similares na área de secção transversa do reto femoral, vasto lateral, vasto medial e nos ganhos de força no leg press. Ou seja, tudo igual mesmoooo!
.
Olha, eu era um dos que achava que não daria para ter bons resultados com uma dieta vegana e ainda sou um dos que faz bullying com os veganos (e aviso que continuarei fazendo). No entanto, o que a Ciência tem mostrado de maneira consistente é que é sim possível, desde que a dieta esteja equilibrada. O Felipe Nassau tem boas ações para quem deseja ser vegano , recomendo que o procurem. Para quem deseja saber mais sobre o tema, no meu canal do YouTube (https://youtube.com/drpaulogentil ) eu tenho vários posts sobre esse tema, confiram lá e aproveitem para seguir meu canal!
.
O artigo estará no meu grupo do Telegram, para quem quiser ler! Para entrar veja o link t.me/drpaulogentil ou busque no link do meu perfil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Hevia-Larraín V, Gualano B, Longobardi I, Gil S, Fernandes AL, Costa LAR, Pereira RMR, Artioli GG, Phillips SM, Roschel H. High-Protein Plant-Based Diet Versus a Protein-Matched Omnivorous Diet to Support Resistance Training Adaptations: A Comparison Between Habitual Vegans and Omnivores. Sports Med. 2021 Jun;51(6):1317-1330. doi: 10.1007/s40279-021-01434-9. Epub 2021 Feb 18. PMID: 33599941.

Nenhum comentário:

Postar um comentário