sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

ANÁLISES EM 100000 MULHERES FALA QUE FAZER EXERCÍCIO NOS 3 PRIMEIROS MESES DE GESTAÇÃO NÃO AUMENTA RISCO DE ABORTO

 Um dos principais medo de se exercitar na gestão envolve seu no estágio inicial. Muita gente tem medo de fazer esforço por um suposto risco de aborto, especialmente no primeiro trimestre. Inclusive esse é o principal motivo para gestantes não praticarem atividade física.

.
Uma revisão sistemática e meta-análise publicada por Hegaard et al., (2016) analisou os dados de cerca de 100.000 mulheres e nos trouxe informações interessantes sobre o risco de aborto espontâneo. Em dois estudos chineses, com um total de mais de 2.000 mulheres, foi verificado que exercitar-se mais que duas vezes por semana REDUZIA o risco de aborto em comparação com quem não se exercitava. Outros dois estudos não encontraram associação entre realizar atividades físicas, mesmo as intensas, e o risco de aborto espontâneo. No entanto, um estudo dinamarquês verificou AUMENTO do risco de aborto com o aumento da quantidade de exercício. A associação foi vista em atividades de alto impacto, como correr, esportes com bola e com raquete, mas não com atividades como pedalar e nadar.
.
Outro dado interessante foi que estudos retrospectivos superestimavam o risco, já que ao entrevistar mulheres após o evento era mais comum elas reportarem que faziam atividade física. Por outro lado, quando se acompanhava as mulheres com avaliações objetivas de atividade física, o risco não existia. Isso provavelmente ocorre porque, após o evento, as mulheres buscavam justificativas baseadas em suas crenças e percepções.
.
Ao final, a conclusão dos autores é que fazer atividade física durante o primeiro trimestre de gestação NÃO aumenta ao risco de aborto. Portanto, se a gestante for fisicamente ativa não há problema em interromper; mas caso esteja parada é importante consultar o médico para avaliar o risco. Perdido o medo, confiram as aulas sobre gestantes no @nerdflix_br
(https://nerdflix.paulogentil.com/
) para entender “como” exercitar gestantes em diferentes níveis e quadros clínicos!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Hegaard HK, Ersbøll AS, Damm P. Exercise in Pregnancy: First Trimester Risks. Clin Obstet Gynecol. 2016 Sep;59(3):559-67. doi: 10.1097/GRF.0000000000000200. PMID: 27042797.

Nenhum comentário:

Postar um comentário