sábado, 5 de fevereiro de 2022

CUIDADO AO REPOR CARBOIDRATO

 A interação entre Educação Física e Nutrição é indiscutível e maravilhosa! Os dois juntos podem fazer milagres, como tratar ou amenizar a grande maioria das doenças crônicas, dar longevidade, melhorar a estética, o desempenho físico, etc. No entanto, se um deles estiver zoado, além de não ajudar, pode até atrapalhar o benefício do outro. Por exemplo, eu tenho aulas no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/

) mostrando que é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, com estratégias combinadas de treino e dieta, lá também falo do tratamento de Diabetes e outras doenças metabólicas. Em todos esses casos, é preciso entender as alterações fisiológicas promovidos por cada um deles para não fazer cagada!
.
Por exemplo, quando você faz uma atividade com intensidade moderada a alta há depleção das reservas de glicogênio. Com isso, nas horas e dias seguintes, o corpo precisará repor esse estoque. Para essa reposição ocorrer, algumas mudanças fisiológicas ocorrem, como preservação do carboidrato, maior gasto de gordura e aumento da captação de glicose pelos músculos. Tudo isso é interessante tanto para quem deseja emagrecer quanto para quem deseja controlar sua glicemia.
.
Mas aí um abençoado diz que é muito importante “repor” o que você perdeu e dá a “dica” de tomar uma malto após os treinos. E você vai lá, serelepe com sua coqueteleira na academia... No entanto, o fazer isso, aquelas alterações fisiológicas citadas antes não serão mais necessárias, pois o déficit criado pelo treino foi anulado pela dica foda e a coqueteleira fitness. Chato, né? Essa historinha é exatamente o que ocorreu no estudo de Johnson-Bonson et al. (2021), no qual a reposição de carboidratos simplesmente anulou os benefícios do exercício na sensibilidade à insulina! Então, muito cuidado com as dicas do bem, especialmente as vindas dos tarados da coqueteleira entusiastas da suplementação!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Johnson-Bonson DA, Narang BJ, Davies RG, Hengist A, Smith HA, Watkins JD, Taylor H, Walhin JP, Gonzalez JT, Betts JA. Interactive effects of acute exercise and carbohydrate-energy replacement on insulin sensitivity in healthy adults. Appl Physiol Nutr Metab. 2021 Oct;46(10):1207-1215. doi: 10.1139/apnm-2020-1043. Epub 2021 Apr 8. PMID: 33831317.

Nenhum comentário:

Postar um comentário