sábado, 5 de fevereiro de 2022

MUSCULAÇÃO VS CÉREBRO

 O treinamento resistido é conhecido pelos benefícios nos músculos, mas há evidências consistentes de seus efeitos no cérebro, tanto no funcionamento quanto morfologia. Isso tem se mostrado útil tanto para prevenir quanto para tratar problemas neurológicos.

.
Chow et al. (2021) publicaram um artigo de revisão bem interessante para explorar o tema. Nele, os autores destacam que, apesar de ser comum focar no exercício aeróbio, as evidências sobre musculação estão cada vez mais consistentes. Interessante destacar que os mecanismos de atuação são diferentes, portanto, seria bom combinar os dois ou mesmo avaliar cada caso para ver qual seria mais adequado. O artigo desta que após 4 semanas de treino já é possível verificar melhoras na função cognitiva tanto de pessoas saudáveis quanto pessoas com problemas cognitivos, de diferentes idades. Os autores também destaca que alguns fatores como BDNF, IGF-1 e VEGF parecem estar associados às respostas ao treinamento. E as adaptações também foram identificadas no nível corticoespinhal, bem como na estrutura e função do cérebro. Para quem desejar ver detalhes, enviarei o estudo no meu grupo do Telegram. Entrem pelo link t.me/drpaulogentil
(podem buscar o link do meu perfil e Stories). Mas gostaria de propor algumas reflexões.
.
Muita gente acaba não se identificando com o exercício físico, especialmente, musculação devido a um estereotipo do “corpo”. Quantas vezes não convidamos alguém para treinar e recebemos a resposta “mas eu não quero ficar forte!”?? Seria importante disseminar informações como desse post, pois ela pode ajudar muita gente. Por exemplo, melhorar atenção e aproveitamento acadêmico em crianças e adolescentes. Melhorar a capacidade produtiva e intelectual de adultos. Prevenir e tratá-las perdas cognitivas nas pessoas mais idosas. Além disso, ela pode servir como auxiliar no tratamento de diversas doenças, como as já citadas Doença de Parkinson e Alzheimer.
.
O cérebro é fortalecido pelos treinos, mas para que isso seja amplamente divulgado precisamos que a musculação seja cada vez mais associada com ele e não apenas com bundas e bíceps!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Chow ZS, Moreland AT, Macpherson H, Teo WP. The Central Mechanisms of Resistance Training and Its Effects on Cognitive Function. Sports Med. 2021 Dec;51(12):2483-2506. doi: 10.1007/s40279-021-01535-5. Epub 2021 Aug 21. PMID: 34417978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário