sábado, 5 de fevereiro de 2022

TELEVISÃO E O CÉREBRO DOS JOVENS

 Houve um tempo em que respeitávamos os mais velhos, alunos obedeciam aos professores, acreditar em Deus era bom, estudantes estudavam e trabalhar era bonito! Acreditem, isso não faz tanto tempo assim! Nessa, acreditem, bandas de rock faziam músicas boas! Lembro de uma música chamada “Televisão” que dizia “a televisão me deixou burro, muito burro demais”. E hoje, estudos parecem corroborar essa sugestão!

.
Goldfield et al. (2021) fizeram um estudo com adolescentes obesos para avaliar a associação entre o tempo de tela (TV, vídeo game ou uso recreativo do computador) com os níveis de BDNF. Para esclarecer, o BDNF (sigla em inglês para Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro) é uma "neurotrofina", ou seja um fator de crescimento para os neurônios com ação importante em regiões associadas ao aprendizado e memória. Portanto, se cair o BDNF, há aumento do risco de diversos problemas!
.
Os resultados levaram em conta fatores como idade, sexo, “raça”, educação e dieta... e deram o esperado: quanto mais tempo diante das telas, menores os níveis de BDNF! Nas análises por tipo, a tela que gerou o prejuízo mesmo foi a televisão! Sim, talvez a música não estivesse tão errada quando falou que a “televisão me deixou burro muito burro demais”. E ela continua atual em outra parte: “A mãe diz pra eu fazer alguma coisa. Mas eu não faço nada. A luz do sol me incomoda. Então deixo a cortina fechada”.
.
Quem acompanhou meus vídeos treinando com Paulinho no YouTube (vejam https://youtube.com/drpaulogentil
, são muito fofos) sabe que levo isso a sério. Talvez hoje os pais não tenham a noção do problema que estão gerando ao deixarem seus filhos sedentários e em frente às telas! Problemas que envolvem aumento do risco de morrer precocemente, de doenças cardiometabólicas, de problemas psiquiátricos, de cometer suicídio e, como mostrado nesse estudo, de problemas estruturais no sistema nervoso central.
.
Essa mensagem é muito importante, não apenas para pais e parentes, mas também para os profissionais. Por mais que seja belo e importante cuidar dos idosos, se não cuidarmos de nossos jovens nosso futuro será bem complicadíssimo!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Goldfield GS, Cameron JD, Sigal RJ, Kenny GP, Holcik M, Prud'homme D, Guerin E, Alberga AS, D'Angiulli A, Tremblay MS, Mougharbel F, Walsh J. Screen time is independently associated with serum brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in youth with obesity. Appl Physiol Nutr Metab. 2021 Sep;46(9):1083-1090. doi: 10.1139/apnm-2020-0756. Epub 2021 Apr 8. PMID: 33829867.

Nenhum comentário:

Postar um comentário