sábado, 5 de fevereiro de 2022

ELETROESTIMULAÇÃO, AUMENTA O METABOLISMO?

 Quando se tenta vender produtos milagrosos, é comum citar “estudos” de forma genérica. Sempre “há estudos” mostrando benefícios do produto, no entanto, ao ler os estudos vemos que as coisas não batem. Olha a eletroestimulação, sempre aparece um aparelho novo dizendo que agora há “estudos” e, dentre os diversos apelos está uma suposta elevação de metabolismo. Agorinha mesmo saiu um estudo que pode aparecer nas propagandas!

.
Chen et al. (2021) avaliaram o metabolismo de jovens por 2 horas em 3 situações: sentado imóvel, em pé imóvel ou com eletroestimulação. A eletroestimulação foi aplicada durante 2 horas, sendo que os praticantes poderiam ajustar a intensidade para tolerar o tempo inteiro. Reforçando, comparou ficar parado, sentado ou em pé, com tomar choquinhos por 2 horas. O gasto calórico total nas sessões foi 159, 178 e 221kcal, respectivamente. Ou seja, você fica 2 horas tomando choquinho e gasta 43kcal a mais do que ficar em pé sem fazer absolutamente nada! Sim, eu sei que vendem um programa de 20min que queima mais calorias do que correr uma maratona. Mas, sinceramente... tem que ser meio trouxa para acreditar, né?
.
Vou desenhar aqui, se em vez de fazer a eletroestimulação você quisesse produzir o mesmo déficit calórico mexendo na alimentação, bastaria tirar 25g de pão francês da sua dieta. Caso seu fraco for frutas, basta cortar 80g de maçã (meia maçã média). Você também pode comer 10g de açúcar a menos por dia (menos que uma colher de sopa)!
.
Quando se falarem “estudos mostram que eletroestimulação aumenta o metabolismo”, será que dirão o quanto aumenta? Será que dirão o quanto custa? Será que dirão sobre os relatos de lesões graves, inclusive em órgãos internos? Acho que não, assim como os defensores que aparecerem aqui provavelmente vão se apegar ao “comigo deu certo”, “o meu aparelho é diferente”, “mas fulana faz” ou v’ao apenas me ofender. Mas isso não muda os fatos!
.
Se quiserem saber mais sobre o tema, inclusive toda a história da eletroestimulação, convido a assistirem as aulas do #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
) e no meu canal do YouTube também tem um vídeo rapidinho sobre o tema (https://youtu.be/pDaOQsg_DXg
)!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Chen YC, Davies RG, Hengist A, Carroll HA, Perkin OJ, Betts JA, Thompson D. Effects of neuromuscular electrical stimulation on energy expenditure and postprandial metabolism in healthy men. Appl Physiol Nutr Metab. 2021 Aug 17:1-7. doi: 10.1139/apnm-2021-0361. Epub ahead of print. PMID: 34403626.

Nenhum comentário:

Postar um comentário