sexta-feira, 22 de novembro de 2019

TE MANDOU TOMAR CALCIO PARA A OSTEOPOROSE, SÓ?

 A necessidade de cálcio (CA) aumenta na osteoporose. Mas aumentar o cálcio não resolve nada. Primeiro, entenda: precisamos de uma matriz colágena que forma uma espécie de rede onde o CA, magnésio (MG) e o fósforo vão se depositar. Para ser possível formar colágeno, devemos consumir silício, vitamina C e vitaminas do complexo B, e óbvio, proteínas de boa qualidade, ou seja, carnes, cereais integrais, leguminosas, vegetais e frutas
.
Para uma boa absorção do CA no intestino e uma boa calcificação do osso, precisamos de MG e vitamina D e K. Ou seja, vegetais, oleaginosas, cereais integrais e exposição adequada ao sol. Sem esses, aumentamos a probabilidade de calcificações indevidas, como arteriosclerose, placas ateroscleróticas, cálculos renais e na vesícula biliar.
.
Precisamos também de um bom equilíbrio entre a testosterona e estrógenos, então a atenção deve ser aumentada na menopausa. Amanhã falo de testosterona. Vai ter que fazer exercício direito e dormir direito. No caso da androgenia, o abacate pode ser útil e reguladores de estrogenia, como os compostos da laranja e da tangerina já mostraram efeitos legais em animais. Nessa lógica, os sulfurados do brócolis e couve também podem ser úteis, além de serem fontes de cálcio e magnésio
.
Também é importante minimizar a perda óssea. As células que desmineralizam o osso, os osteoclastos, são macrófagos (céls imunes) adaptados ao osso e quanto mais inflamação, mais atividade delas, logo, eliminar as porcarias da dieta, açúcar, álcool e cuidar do intestino é bem-vindo.
.
E não adianta nada ter todo esse quadro controlado se você não impuser impacto ou tração ao osso. Sem isso, não há estímulo para formação de novas redes colágenas. Musculação com progressão para cargas mais altas continua sendo o mais indicado, apesar de saltos com progressão de impacto também serem úteis, desde que dose o risco. Ou seja, musculação intensa ainda é mais seguro.
.
E você tem o direito de não fazer tudo isso e reclamar da vida. Desde que não seja pra mim...
.
Se você não quer ser um velho resmungão, agende pelo link da bio ou whats (61)992.325.795.
.
Um abraço forte, tenro e denso
(FELIPE NASSAU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário