sexta-feira, 1 de novembro de 2019

DAR TIROS NA BICICLETA AJUDA A DIMINUIR A DEPRESSAO

O papel do exercício no controle de transtornos de humor vem sendo cada vez mais reconhecido, no entanto, ainda se sabe pouco sobre como cada tipo de atividade atua. Por exemplo, será que as atividades de alta intensidade, como o treino intervalado, poderiam ajudar nesse sentido? Para estudar o tema, um estudo do nosso grupo (Viana et al., 2019) colocou 36 mulheres para fazer HIIT longo (4 tiros de 4min a 90% da frequência cardíaca máxima por 3min de intervalo a 60%) ou SIT (tiros máximos de 30s por 4min de intervalo leve ou passivo). Os treinos foram realizados 3xsemana em uma bicicleta por 8 semanas. Os traços de ansiedade e sintomas depressivos foram avaliados antes e após o estudo. As participantes eram mulheres jovens e não tinha diagnóstico clínico de ansiedade ou depressão, portanto, nossos estudo foi para ver se haveria redução nesses índices, o que poderia ser interessante para prevenir a ocorrência de problemas ou mesmo para melhorar o estado geral de humor delas.
.
Ao final, a ansiedade (traço e estado) não foi modificada em nenhum dos grupos. No entanto, os sintomas de depressão reduziram significativamente nos dois grupos! A média dos escores de depressão caiu 17,5% para quem fez HIIT e 28,6% para quem fez o SIT!! Melhor ainda, a quantidade de mulheres com níveis considerados adequados no escore de depressão dobrou com o estudo, pulando de 30,5 para 61,1%!
.
Olha que legal. A mulheres são mais suscetíveis aos transtornos de humor (Albert, 2015), o que costuma gerar muito sofrimento individual e comportamentos potencialmente perigosos. Dentre as diversas formas de ajuda-las, temos também a prática do treino intervalado e, o que é melhor, esse tratamento que tem como efeito colateral o ganho de capacidade cardiorrespiratória e a perda de gordura! Então, vamos aos treinos para uma vida melhor, em todos seus aspectos!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Albert P. Why is depression more prevalent in women? J Psychiatry Neurosci. 2015 Jul; 40(4): 219–221. doi: 10.1503/jpn.150205
Viana RB, Gentil P, Naves JPA, Rebelo ACS, Santos DAT, Braga MAO, de Lira CAB. Interval Training Improves Depressive Symptoms But Not Anxious Symptoms in Healthy Women. Front Psychiatry. 2019 Sep 12;10:661. doi: 10.3389/fpsyt.2019.00661.

Nenhum comentário:

Postar um comentário