sexta-feira, 22 de novembro de 2019

QUEM FAZ EXERCÍCIO VIVE MAIS

O estudo de Kraus et al. (2019) envolveu acompanhamentos de até 20 anos e total de 3,9 milhões de pessoas! Nele, se confirma que fazer atividade física previne a morte por causas gerais e por doenças cardiovasculares. Para quem alega falta de tempo diante da recomendação de fazer 150-300min semanais de atividade moderadas, esse estudo revela que os benefícios acontecem de maneira dose-dependente a partir do zero. Ou seja, a partir do momento que você sai do sedentarismo, já começa a ter resultado, o que derruba um mito de que haja um mínimo a ser feito. Outro ponto interessante é que mesmo que se faça exercícios apenas final de semana (o atleta de final de semana) os benefícios são visíveis e inquestionáveis, com diminuições da mortalidade na casa dos 30%, equivalentes a quem faz em intervalos regulares. Portanto, você já vai viver mais fazendo pouco e poucos dias da semana! Teve um ponto interessante também é que algumas análises revelaram que a intensidade gerou mais redução na mortalidade do que o volume, ou seja, quem anda mais rápido morre menos do que quem anda muito. Nesse ponto, convido para que assistam a aula no #nerdflix “Como se exercitar (e ter resultados) em pouco tempo e com poucos recursos” na qual mostro como ter ótimos resultados com treinos curtos e simples.
.
Para mim, esse estudo traz uma mensagem muito importante para os que alegam falta de tempo e também para os acham não valer a pena pagar um personal ou uma academia para ir apenas uma ou duas vezes por semana, por alguns minutos. A questão é que esse valor pode parecer alto se você considerar os poucos minutos que passa lá, mas você não deveria calcular isso como um “aluguel” e sim como um investimento absurdamente baixo se pensar no que ganha de saúde. Afinal, esse investimento pode reduzir sua chance de morrer em 34% e aumentar a sua expectativa de vida em 5 anos! Imagina onde você estava há cinco anos... imagina mesmo! Agora pensa que tudo que você viveu de lá até hoje poderia ser perdido devido ao sedentarismo. Ficou barato, né?
.
Vamos espalhar a mensagem e marcar quem precisa saber, seja para se conscientizar, seja para saber que está no caminho certo!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Kraus WE, Powell KE, Haskell WL, Janz KF, Campbell WW, Jakicic JM, Troiano RP, Sprow K, Torres A, Piercy KL; 2018 PHYSICAL ACTIVITY GUIDELINES ADVISORY COMMITTEE*. Physical Activity, All-Cause and Cardiovascular Mortality, and Cardiovascular Disease. Med Sci Sports Exerc. 2019 Jun;51(6):1270-1281. doi: 10.1249/MSS.0000000000001939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário