sexta-feira, 1 de novembro de 2019

A IMPORTANCIA DA FORÇA NA ADOLESCENCIA

Acaba de ser lançado um dos maiores estudos sobre a importância da aptidão física na juventude. Um estudo sueco fez o acompanhamento de nada menos que 1.202.503 adolescentes. Os participantes foram testados para força e capacidade aeróbia e depois acompanhados por aproximadamente 30 anos. Os resultados revelaram que havia um maior risco de receber pensão por invalidez nos que tinham baixos níveis de força, sendo que os que eram mais fracos na extensão de joelhos tinham um risco 40% maior. Interessantemente, o risco era ainda maior se considerassem a invalidez por problemas psiquiátricos. Pior ainda era quando os jovens possuem tanto baixa força quanto baixa capacidade aeróbio. Quando isso ocorria, o risco de se tornar “inválido” por qualquer causa aumentava 80%, quando se consideravam apenas os problemas psiquiátricos, o risco chegava a ser 90% maior!!
.
Agora pensa em quantos adolescentes passam por problemas que poderiam se beneficiar disso! Para piorar muitos criam aversão aos exercícios e alguns até mesmo pegam atestados médicos para serem liberados da aulas de Educação Física, por exemplo. Tenho certeza que isso só acontece porque pais, médicos e eles mesmos não tem consciência do problema que estão causando com a inatividade. Então, precisamos conscientizar os pais e profissionais de saúde dos perigos do sedentarismo, para que eles entendam que é necessário se esforçar para romper esse padrão. Além disso, devemos estar prontos para trabalhar com esse público, conhecer suas particularidades fisiológicas e psicológicas. Eu dou aula sobre isso na pós do @institutovalorize e também tenho aulas sobre o tema em https://aulas.paulogentil.com/.
.
Se você tiver algum depoimento ou opinião nesse sentido, adoraria ler, pois isso ajuda muito a conscientizar os demais leitores! Inclusive, se for profissional e trabalhar com esse grupo, deixe sua mensagem e local de atuação. Na Academia Malhart, por exemplo, temos pessoas que começaram adolescentes e continuam conosco até hoje!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Henriksson H, Henriksson P, Tynelius P, Ortega FB. Muscular weakness in adolescence is associated with disability 30 years later: a population-based cohort study of 1.2 million men. Br J Sports Med. 2019 Oct;53(19):1221-1230. doi: 10.1136/bjsports-2017-098723.

Nenhum comentário:

Postar um comentário