sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

LACRAÇÃO MATA , OBESIDADE TB

  

Por favor, pegue uma calculadora (ou abra a do seu celular).
✖️Multiplique sua altura, em metros, por ela mesma (por exemplo, a minha é 1,8m x 1,8m = 3,24).
➗Agora divida seu “peso” em kg por esse valor (o meu deu 87 / 3,24 = 26,85). Esse valor é o índice de massa corporal (IMC). Valores acima⬆️ de 30 são considerados obesidade e dados epidemiológicos mostram que isso está associado a várias doenças e à mortalidade precoce.
Por exemplo, uma análise de mais de 600.000 pessoas mostra que um IMC acima de 35 em pessoas sedentárias gera, em média, uma perda de 7,2 anos de vida. Além disso, o excesso de gordura está associado a maior risco de diabetes, câncer, doenças cardíacas… não à toa, obesidade é considerada um problema de saúde pública, e identificado como uma doença (CID E66). Sim, DOENÇA!
Associar doença com beleza é irresponsabilidade! Doença não se "gourmetiza", doença se trata! A compaixão e empatia com uma pessoa não significa achar bonita a sua DOENÇA! Justamente por amar a pessoa, devemos querer que ela fique bem. Se a doença tiver cura, então nosso objetivo é curá-la. Se não, ao menos devemos mitigar seus efeitos.
Essa moça chegou a pesar 380kg e não conseguia sequer sair da cama! Ela tinha 1,68m, ou seja, chegou a um IMC de 134!! Apesar de estar com menos da metade disso próximo à morte, seu IMC ainda estava muito alto, acima de 50!! Infelizmente essa era uma tragédia anunciada, na verdade, era uma tragédia em curso já que dificilmente uma pessoa com peso tão alto tinha uma boa saúde e qualidade de vida.
Por favor🙏, não associem empatia com a pessoa com glamourizar a doença. Elas não são iguais, ela são opostas. Repito: quem ama a pessoa não quer que ela seja doente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário