sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

POUCA FORÇA MUSCULAR AUMENTA RISCO DE MORTE

 Um estudo chinês avaliou a força de preensão de 11618 pessoas e as acompanhou por uma média de 8 anos com objetivo de avaliar o risco de morte em relação aos níveis de força (Wang et al., 2022). Os resultados foram ajustados por diversas variáveis para reduzir as interferências, como idade, IMC, ancestralidade, nível educacional, renda anual, situação matrimonial, etilismo, tabagismo, nível de atividade física e seguridade de saúde.

Por exemplo, uma pessoa poderia ter força baixa e ser fumante ou idosa, aí não saberíamos se morreu mais cedo por fumar🚬, ser idosa👴 ou ter pouca força💪. Os resultados mostraram que as pessoas mais fracas realmente tinham um maior risco de morrer ou, dizendo de outro modo, as mais fortes tinham menor risco de morrer. Para se ter ideia, os classificados entre os homens mais fortes tinham 53% menos risco de morrer e as mulheres 49% em relação aos mais fracos.
Entenda, pegue uma mesma quantidade de pessoas fortes e fracas, mas parecidas em todo o resto, e as acompanhe pelos próximos anos, isso significa que para cada 100 pessoas fracas, morrerão cerca de 50 pessoas fortes! Ou seja, o simples fato de você se tornar mais forte vai dobrar a chance de você continuar vivo nos próximos anos. Reparem como é uma coisa simples, que faz uma diferença enorme! Isso é algo muito bem consolidado em diversos estudos e qualquer um pode fazer, basta treinar adequadamente. E você, o que está esperando para ter mais chances de continuar vivo? Ah, e ainda tem um efeito colateral importante, pois com isso você ainda terá mais qualidade de vida, para aproveitar melhor os anos seguintes!
Para ter acesso a aulas e artigos do melhor do mundo dos esportes, inscreva-se: https://nerdflix.paulogentil.com/
ou através do link da Bio.
doi: 10.1016/j.jsams.2022.08.005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário