sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

DESCONFORTO GASTRICO E EXERCÍCIO

 Você já sentiu dor de barriga durante o exercício?

Pode vir com gosto ruim na boca, salivação excessiva, náusea ou mesmo vontade doida de fazer o número 2? Você não está sozinho! Muita gente reporta isso especialmente após correr e alguns falam que também sentem o problema no ciclismo.
Vamos ser claro aqui, é aquela história de terminar o exercício com o urubu bicando as calças, entende? O fenômeno foi estudado em atletas de endurance fazendo 2 horas de corrida e ciclismo em intensidade moderada. Antes e após o exercício, foram coletadas amostras para avaliar a inflamação sistêmica e a integridade epitelial do intestino. Os resultados mostraram que 44% dos atletas apresentaram desconforto na corrida e 25% no ciclismo. Ou seja, é bem comum e mais comum na corrida! Além disso, vale destacar que o problema é agravado por alimentação inadequada, duração prolongada de exercício, interrupção abrupta do esforço e pelo calor. Portanto, para amenizar o problema a recomendação é evitar alimentos de digestão/absorção lenta (especialmente os contendo muita gordura), aumentar progressivamente volume, reduzir a intensidade progressivamente antes de interromper o exercício e evitar horários e locais muito quentes.
É isso, se você termina a atividade com a marmota colocando a cabeça para fora da toca, não é uma questão de esfíncter frouxo, mas sim um fenômeno fisiológico relativamente comum, e há boas estratégias para evitar o pior!
Para ter acesso a aulas e artigos do melhor do mundo dos esportes, inscreva-se: https://nerdflix.paulogentil.com/
ou através do link da Bio.
doi: 10.1016/j.jsams.2022.07.003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário