terça-feira, 23 de novembro de 2021

MUSCULAÇÃO FAZ BEM PARA A INTELIGÊNCIA

 Como diz meu amigo Evitom, de Belém, só 2 coisas salvam: Jesus e a Musculação. Musculação é bom para tudo, melhora a composição corporal, traz mais funcionalidade, melhora a saúde cardiometabólica, controla o crescimento de tumores, reduz níveis de ansiedade e depressão e ainda melhora a inteligência. Sim inteligência! Sei que esse é o momento que podem falar “na prática não funciona” quando se pensa na galera dando umbigada, coice, fazendo sapinho e defendendo 45 séries de coxa... mas lembrem-se que isso é uma minoria apenas, a maior parte faz coisas sérias.

.
Anders et al., (2021) colocaram homens jovens treinados para realizar 6 séries de 10 repetições de agachamento com cargas altas e avaliaram as respostas cognitivas antes e imediatamente após os treinos pelo teste “Bateria de Métricas de Avaliação Neuropsicológica Automatizada”. O teste mede vários domínios cognitivos, incluindo velocidade de resposta, atenção e concentração, memória imediata e atrasada, processamento espacial e velocidade de processamento de decisões e eficiência. De acordo com os resultados, houve melhoras em diversos fatores como atividades matemáticas, impulsividade, tempo de reação, índice de acerto, etc. Ou seja, após um treino intenso de musculação, você fica pensando melhor! Os supostos mecanismos ainda não estão claros, mas algumas sugestões são as alterações metabólicas produzidas pelo exercício com liberação de substâncias neuroquímicas.
.
Essa é uma das coisas que percebo muito bem. Às vezes quando estou emperrado em alguma atividade criativa ou intelectual, eu saio para fazer exercícios e volto me sentindo bem melhor. Também percebo bem a melhora na concentração e a maior tranquilidade quando estou treinando regularmente. Isso é bacana porque muita gente acha que exercício intenso pode atrapalhar os estudos, por exemplo, mas é justamente o contrário.
.
Pense em começar a usar isso em sua rotina, pois exercício faz bem para a cabeça! Mas, reforço, isso não se aplica ao leg de ladinho, sapinho, coices, umbigadas, etc. Nesse caso a doença é incurável!!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Anders et al., (2021) Acute Effects of High-intensity Resistance Exercise on Cognitive Function. Journal of Sports Science and Medicine (20), 391 - 397. https://doi.org/10.52082/jssm.2021.391

Nenhum comentário:

Postar um comentário