terça-feira, 23 de novembro de 2021

EXERCÍCIO E AUTISMO

 O transtorno de espectro autista vem sendo cada vez mais estudado e compreendido, mas ainda há muito a aprender, especialmente com relação ao seu manejo e a postura de familiares e profissionais envolvidos. Uma compreensão adequada é importante do ponto de vista humano e de Saúde Pública, dada sua prevalência crescente! Nos Estados Unidos, por exemplo, as crianças com o transtorno pularam de 1 em cada 166 (0,6%) em 2004 para 1 em cada 54 em 2020 (1,9%), mais que o triplo!

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A atividade física parece ajudar em alguns desfechos, como é o caso da função executiva. Em um estudo com 62 crianças, Tse et al. (2021) compararam 3 grupos: aprender a andar de bicicleta (após aprender, criava-se percursos mais difíceis), exercício em bicicleta estacionária ou controle. O estudo durou 2 semanas, com sessões de 1 hora realizadas de segunda a sexta. Ao final, todos os domínios da função executiva melhoraram para o grupo que aprender a andar de bicicleta, mas não houve mudança nos demais.
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O estudo traz uma discussão interessante (enviei no meu grupo do Telegram, entre pelo link t.me/drpaulogentil
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Além disso, os resultados sugerem que não é apenas fazer atividade. É preciso planejar e executar adequadamente. Nesse caso, o resultado está em acordo com evidências anteriores e sugere que atividades para pessoas com transtornos de espectro autista precisam ter um alto componente cognitivo, com desafios constantes. Caso a atividade seja simples, como pedalar em uma bicicleta estacionária, os resultados costumam ser inconsistentes. Portanto, pense em elaborar atividades desafiadoras e progressivas, mas sempre lembrando de estimular e dar bons feedbacks. Passe adiante e vamos espalhar o bem!
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(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
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Tse ACY, Anderson DI, Liu VHL, Tsui SSL. Improving Executive Function of Children with Autism Spectrum Disorder through Cycling Skill Acquisition. Med Sci Sports Exerc. 2021 Jul 1;53(7):1417-1424. doi: 10.1249/MSS.0000000000002609. PMID: 34127635.

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