quarta-feira, 10 de novembro de 2021

GESTANTES PODEM FAZER ABDOMINAL?

 Se tem alguém que sofre com terrorismo e desinformação é a pobre gestante. Na área do exercício a coisa é totalmente descontrolada. Temos a galera que proíbe todo tipo de exercício. Temos a galera que treina de maneira irresponsável. E ainda temos os terroristas que até prescrevem treinos, mas vivem inventando moda. Como é o caso da condenação do abdominal!

.
Fiz uma enquete e, para minha triste surpresa, a maior parte das pessoas acha que gestante não pode fazer abdominal. Isso é um absurdo! Eu vou resumir aqui algumas informações que falo na aula sobre diástase no @nerdflix_br .
.
Primeiro ponto é que os estudos verificaram que os músculos do abdômen atrofiam durante a gestação (com exceção do transverso). Para você ter ideia, uma mulher que não teve filho tem, em média, 30% a mais de massa muscular no reto abdominal em comparação com uma mulher no pós-parto! Outra coisa que é bem verificada é a perda de força e função dos músculos abdominais, com redução na força de rotação e no desempenho na flexão de tronco. Essa perda de massa e função pode ter várias consequências negativas, tanto estéticas quanto para a saúde.
.
E não venham falar sobre diástase! Pois vou resumir de maneira direta: os abdominais tradicionais reduzem a diástase! Já as invenções malucas e técnicas especiais AUMENTAM. Inclusive, existe uma correlação entre a função dos músculos do abdômen e o tamanho da diástase. Portanto, seja porque uma mulher com diástase perde função, seja porque a perda de função causa diástase, é preciso sim fazer abdominal em gestantes e no pós-parto! E digo abdominal raiz mesmo, o básico! Agora, obvio que pode ser necessário fazer algumas adaptações para gerar conforto e segurança.
.
Vamos parar com esses mitos absurdos! Além da aula sobre Diástase, recomendo MUITO que vejam as aulas sobre gestantes no @nerdflix_br . Os artigos citados estão todos lá.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário